A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) alerta os produtores para que adotem medidas para efetivação do pagamento dos vencimentos dos financiamentos relativos às safra 2018/2019. A entidade emitiu comunicado aos produtores nesta sexta-feira (3).
No documento, a Federarroz reforçou que, em caso de impossibilidade de quitação, o produtor deve evitar a inadimplência, devendo buscar soluções adequadas à cada negócio junto ao respectivo agente financeiro, “de modo a potencializar a manutenção dos pactos de empréstimo sob a natureza de crédito rural e, após, com as proteções inerentes ao Manual do Crédito Rural”, destacou o comunicado.
A entidade reiterou a orientação de anos anteriores, considerando a ocorrência de fenômenos climáticos que novamente causaram prejuízos incontornáveis aos orizicultores gaúchos. A alta constante dos custos de produção que vem inviabilizando a manutenção da atividade para significativa parcela dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul é outro motivo que levou a entidade a emitir o alerta.
A Federarroz encerrou a nota lembrando que as entidades representativas do setor já adotaram as medidas relativas para potencializar soluções junto aos principais agentes financeiros.