Fazenda Boa Esperança consagra pelo 7° ano consecutivo o touro mais pesado da Expointer

Por
Fazenda Boa Esperança consagra pelo 7° ano consecutivo o touro mais pesado da Expointer
RURAL
27 de agosto de 2023 - Agropecuarista Cacaio Lima, da Fazenda Boa Esperança, comemora mais um grande feito para a raça Limousin na Expointer, em Esteio / Foto: Divulgação

A Fazenda Boa Esperança, do agropecuarista Cacaio Lima, de Cachoeira do Sul, consagrou com a raça Limousin neste domingo (27), pelo sétimo ano consecutivo, o touro mais pesado da Expointer, evento que tem programação até 3 de setembro no Parque Assis Brasil, em Esteio. O reprodutor Hudson da Boa Esperança alcançou na balança o peso de 1.410 quilos, o que surpreendeu o proprietário do touro. O registro aconteceu às 10h.

O touro Hudson da Boa Esperança tem quatro anos e já havia participado da Expointer em anos anteriores. No ano passado, pesava cerca de 1,2 mil quilos. “Fiquei surpreso porque ele não entra nas minhas balanças. Eu esperava em torno de 1.350 quilos. Teve até aposta de chope em torno do peso, e quem ganhou foi um amigo do Paraná, que estimou entre 1.407 e 1.417 quilos”, conta o agropecuarista cachoeirense.

O Hudson da Boa Esperança é filho de touro francês chamado Duvalier com uma vaca que já foi grande campeã Limousin da Expointer, a 3M Xuza. Outro touro apresentado por Cacaio Lima, o Jocão da Boa Esperança, alcançou 1.315 quilos na balança.

FAZENDA BOA ESPERANÇA BUSCA CONSTANTEMENTE O APRIMORAMENTO DA RAÇA LIMOUSIN

Para Cacaio Lima, que é presidente da Associação Brasileira de Limousin, a marca atingida na feira pelo sétimo ano seguido é resultado de muito empenho e dedicação pelo aprimoramento da raça na Fazenda Boa Esperança. “Vejo isso como uma coroação de todo um trabalho em prol do melhoramento da raça Limousin desenvolvido pela Fazenda Boa Esperança em Cachoeira do Sul”, destaca o agropecuarista Cacaio Lima.

Segundo ele, a receita para ganho de peso na Limousin está na alimentação adequada e o tipo de alimento no período certo. Silagem de milho, casca de soja, ração e alfafa triturada são os  ingredientes certos que fazem da Limousin uma raça de peso. “Os animais são alimentados duas vezes ao dia. Quando a Expointer se aproxima, aumentamos para três vezes. A raça é de peso, não tem segredo”, ressalta Cacaio Lima.

A Fazenda Boa Esperança fica na BR-290, no Piquiri. A propriedade também se notabiliza por geralmente levar o troféu de lote mais pesado com exemplares Limousin na Feira de Terneiras, Terneiras e Vaquilhonas de Cachoeira do Sul.