Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Famílias esperam há dois anos por obra da Prefeitura

Crédito: Cacau Moraes / OC

Crédito: Cacau Moraes / OC

Rua está interrompida e não há prazo para realização da obra. Fotos: Cacau Moraes.

Moradores residentes na Rua Borges de Medeiros, no Bairro Frota, zona leste de Cachoeira do Sul, esperam há dois anos por uma obra de canalização da Prefeitura. O serviço se arrasta porque existe a necessidade de aumentar a tubulação de uma sanga para o escoamento da água. Enquanto isto, casas são alagadas a cada período de chuva e, desde o temporal de 22 de dezembro do ano passado, a rua está interrompida para o trânsito.

Na semana passada, abriu uma cratera na calçada em frente a uma moradia, o que aumenta ainda mais o desespero das famílias. Em uma residência, há rachaduras nas paredes e parte de um muro foi levado pela força da água no ano passado.

A Prefeitura até tentou resolver a situação com a instalação de canos, que não suportaram a enxurrada. A solução foi a busca por nova tubulação com um metro de diâmetro, que simplesmente foi colocada na rua e está no local desde setembro. Com o período de chuvas, os tubos de um metro foram utilizados para interditar a passagem de veículos pela Borges de Medeiros, um dos acessos à Fenarroz.

A prefeita Angela Schuh ao ficar sabendo da situação enfrentada pelos moradores teria cobrado providências da Secretaria de Obras. Neste meio tempo, houve a troca de secretário e o caso continua sem solução. “Com tantas demandas na cidade, não existe prazo para esta obra”, foi a informação repassada para as famílias.

MORADORES PROTESTARAM

Em agosto de 2023, as famílias protestaram. Uma enxurrada deixou casas alagadas, muro derrubado, barro e sujeira por todo o lado. Um dos moradores cobrou providências da Secretaria de Obras na época, mas nada foi feito. A chuvarada de dezembro contribuiu para aumentar o drama das famílias, que esperam uma solução imediata de parte da Prefeitura.

 

Sair da versão mobile