O prefeito Leandro Balardin realizou uma visita ao Cemitério Municipal, nesta quarta-feira (5), acompanhado do secretário de Infraestrutura Urbana, Eduardo de Carvalho, para verificar a situação do local e a disponibilidade de carneiras. Durante a vistoria, foi constatada a falta de espaço para novos sepultamentos, sendo identificado que algumas carneiras permanecem sem pagamento e sem visitação por parte dos familiares. Diante disso, a Prefeitura solicita que os responsáveis por essas carneiras entrem em contato com a administração do cemitério para regularizar a situação, possibilitando a liberação de novos espaços.
A solicitação é uma medida paliativa, mas Balardin declarou que não vai medir esforços para soluções concretas. O prefeito também não descarta soluções mais arrojadas, como a terceirização da administração dos cemitérios.
Balardin também esteve no Cemitério Jardim da Paz, onde determinou uma força-tarefa para a construção de carneiras de forma emergencial para atender sepultamentos de pessoas em vulnerabilidade social e indigentes. O prefeito fez ainda um apelo a todos os cidadãos que puderem ajudar na construção de novas carneiras. “Temos necessidade de material de construção e de equipamentos para os servidores trabalharem, como carrinho de mão, pá, enxada e EPI”, desabafou Balardin.
Durante a visita ao Jardim da paz, o prefeito determinou que o secretário Eduardo de Carvalho realize um levantamento detalhado dos custos para a construção de um novo bloco com 40 carneiras ao lado do já existente, visando ampliar a capacidade do local e garantir que a população tenha o suporte necessário nesse momento delicado. “Estamos em uma situação de desespero. Nossa luta é para que as famílias possam realizar um sepultamento digno para seus entes”, declarou Balardin.
Cemitério chama familiares – A administração do Cemitério Municipal divulgou pedido aos familiares ou responsáveis por carneiras para que compareçam ao local para autorizar a retirada dos restos mortais e posterior colocação no ossário individual, liberando assim as carneiras para novos sepultamentos. Esse chamado vale tanto para os que têm débitos abertos quanto para os que estão em dia com o pagamento de taxas.
A Prefeitura publica oficialmente a listagem de carneiras para remoção de ossadas e dá prazos para esses responsáveis, além de notificar através de ligação telefônica com três tentativas. A retirada dos restos mortais das carneiras para o ossário não tem custo. O período para retirada é de 3 anos após o sepultamento, ou de 5 anos em caso de morte por Covid ou morte por doença infecciosa.
Havendo a necessidade da carneira e tendo sido tentado o contato com o responsável sem sucesso, a carneira é aberta e os restos mortais são dispostos no ossário geral do Cemitério Municipal.
Mais informações sobre remoção de ossada podem ser obtidas pessoalmente no Cemitério Municipal, das 8 horas às 11h30 e das 14 horas às 17 horas.