Mais uma vez o rompimento de rede do sistema de abastecimento de água da Corsan afetou Cachoeira do Sul na tarde/noite deste sábado (1º). Desta vez foram afetados os bairros Barcelos, Bom Retiro, Rio Branco e Tupinambá. Segundo a empresa, uma rede rompida na Rua Major Ouriques no centro da cidade foi a causa do desabastecimento que durou até por volta da meia-noite deste sábado.
A falta de energia elétrica também colaborou para falta de água em 13 bairros localizado na zona norte da cidade. Foram atingidos os moradores dos bairros Cohab, Habitar Brasil, Marina, Medianeira, Noêmia, Oliveira, Promorar, Quinta da Boa Vista, São José, Soares, São Luiz e Universitário.
De acordo com a Corsan a falta de eletricidade interrompeu o funcionamento dos sistemas da empresa. Não foi informado se houve normalidade no abastecimento.
O QUE DIZ A CORSAN SOBRE OS CONSTANTES ROMPIMENTOS DE REDE
– Os rompimentos de redes podem ocorrer, por exemplo, pelo aumento de pressão em tubulações, movimentação do solo provocada por trânsito de veículos, escavações de obras ou por desgaste do material – no caso das canalizações mais antigas.
Para evitar rupturas, a Corsan vem adotando várias medidas desde que passou a ser controlada pelo Grupo Aegea, em julho de 2023. Entre elas, destacam-se:
1 – Instalação de válvulas redutoras de pressão, que ajudam a controlar a força da água nas redes.
2 – Análises regulares de pressão nos encanamentos.
3 – Monitoramento à distância dos sistemas de abastecimento, 24 horas por dia, pelo Centro de Operações Integradas (COI), com sede em Porto Alegre.
4 – Substituição das redes antigas, de fibrocimento, por tubulações de PVC, que são mais resistentes à pressão e a rompimentos e mais duráveis. Nesta terça-feira, 5, começou a ser trocada a rede de água que passa na Rua Ivo Becker, em Cachoeira do Sul. As substituições devem seguir em 2025.
5 – Instalação de ventosas, que são dispositivos para evitar o acúmulo de ar nas tubulações após interrupções no abastecimento – o que pode provocar rupturas e vazamentos.
EMPRESA DISPONIBILIZA CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.