Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Falta d’água: seca prejudica abastecimento em Cachoeira

Rio Jacuí na região do São Lourenço: nível está mais de dois metros abaixo do normal / Foto: Gilmar Lopes/Reprodução/Facebook

A Corsan enfrenta sérios problemas para manter o abastecimento de água em Cachoeira do Sul. O problema é causado pela estiagem, que compromete o sistema de captação no Rio Jacuí, próximo à Ponte do Fandango.

A consequência é a falta d’água enfrentada desde o final da tarde desta segunda-feira (30) por moradores de bairros das zonas norte, leste e oeste da cidade. Ha relatos de falta d’água em bairros como Bom Retiro, Noemia, Tibiriçá, Santa Helena, Quinta da Boa Vista e Funcap.

Em sua página na internet, a Corsan explica que vem fazendo manobras para manter minimamente o abastecimento na cidade. “Estão sendo realizadas manobras operacionais a fim de evitar ou diminuir eventuais impactos no sistema de abastecimento de água, decorrentes do baixo nível de captação do Rio (estiagem)”, diz a nota da estatal.

Situações como a que ocorre neste verão não são comuns em Cachoeira do Sul. Mesmo nas secas mais severas, a Corsan sempre deu conta de abastecer a cidade. No entanto, o sistema de comportas da Ponte-Barragem do Fandango, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não funciona a pleno há quase duas décadas e teve seus problemas agravados nos últimos anos por falta de manutenção.

Na semana passada, a Corsan já havia enfrentado problemas de captação no rio. À Rádio Fandango, o gerente interino da Companhia em Cachoeira, Juliano Tatsch, explicou que o problema havia sido causado por sujeira na bomba submersa instalada no leito do rio.

O que chama a atenção é que o equipamento teve de ser instalado no local justamente por conta do baixo nível do Jacuí. Em condições normais, a água é captada mais próximo da margem, por sistema de bombas flutuantes.

 

A NOTA DA CORSAN:

Sair da versão mobile