21 C
Cachoeira do Sul
domingo, 27 setembro, 2020 - 16:07
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Falta cuidado: Ghignatti determina idosos com outros passageiros em ônibus

Crédito: Freepik

Apesar da medida de prevenção contra a Covid-19 em evitar aglomeração, principalmente em ambientes fechados, o prefeito Sérgio Ghignatti decidiu liberar que idosos – integrantes do grupo de risco – em ônibus, mesmo que em contato com outros passageiros. Autoridades médicas recomendam que idosos devam ser protegidos no período de pandemia, uma vez que estão suscetíveis ao contágio da doença com risco de consequências graves contra a saúde, incluindo óbitos, conforme dados sobre a disseminação do Coronavírus já indicam.

A medida de Ghignatti é adotada juntamente no momento de ameaça semanal de classificação na bandeira vermelha, dentro do modelo de Distanciamento Controlado. Ou seja, com risco alto de contágio da doença e regramento mais severo. Além disso, a decisão ocorre na semana em que Cachoeira do Sul ultrapassou a marca de 400 casos confirmados de Covid-19 e menos de uma semana após o registro, de acordo com a própria Prefeitura, do quarto óbito por Coronavírus. O paciente, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, foi um senhor de 91 anos de idade e que já estava em casa. O anúncio é feito no mesmo dia de registro de mais um caso confirmado em um idoso no Município (uma mulher de 72 anos testou positivo para Covid-19).

Ainda assim, Ghignatti resolveu liberar a circulação de idosos que utilizam o benefício no transporte coletivo urbano em qualquer dia e horário, revogando o que estava previsto no artigo 6º do Decreto Municipal 042/2020, que restringia os horários de gratuidade.

O receio de autoridades da área da saúde é que decisões que vão contra ações de proteção do grupo de risco possam agravar o cenário da pandemia, ampliando a ameaça que a a doença representa aos idosos.

Assim que anunciou a medida em suas redes sociais, a Prefeitura passou a ser alvo de críticas. Confira algumas das manifestações:

“Esse vírus só tem uma explicação,que é pra morrer um bocado da população mesmo!!!!! Março abril e maio sem casos tudo fechado,uma campanha pra ficar em casa,agora que está a subir em todo o sul,estão liberando tudo!!!! Só pode ser pra matar mesmo…”

***

“Agora sim vai virar um caos”

***

“Acho que já estão vacinado e não fiquei sabendo! Ah? Terminou a pandemia?”

***

“Então não existe mais grupo de risco, libera tudo de uma vez”

***

“É o fim da pandemia”

 

Advertisement