
Muito antes do apito inicial, todo grande time precisa de preparo, estratégia e união. E quando o assunto é inclusão, acessibilidade e garantia de direitos, o treinamento acontece através do conhecimento, da escuta e da construção coletiva.
A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul – Faders Acessibilidade e Inclusão, instituição vinculada com a Secretaria de Desenvolvimento Social do RS, realiza, no dia 10 de junho, uma série de capacitações gratuitas em Cachoeira do Sul, integrando a programação preparatória para o 218º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do RS – Corede Jacuí-Centro.
As atividades foram pensadas ampliar o acesso à informação e promover mais autonomia, oportunidades e inclusão para pessoas com deficiência, pessoas com TEA, pessoas com altas habilidades/superdotação, familiares, estudantes, gestores públicos, profissionais da área e comunidade em geral.
“Quando levamos informação, escuta e qualificação para as regiões, estamos fortalecendo a construção de uma sociedade mais acessível, humana e inclusiva. Cada oficina é uma oportunidade de transformar conhecimento em ação e garantir mais autonomia e direitos para as pessoas”, afirma Marquinho Lang, presidente da Faders.
Confira as oficinas:
Oficina Noções Básicas de Preparação para o Trabalho
Voltada à capacitação de profissionais que trabalham com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual ou TEA, no mundo do trabalho.
*Das 8h30 às 11h30
*APAE Cachoeira do Sul – Rua Barão do Viamão, nº 900 – Bairro Ponche Verde
Inscrições: Preparação Trabalho
Oficina Altas Habilidades/Superdotação – Direitos e Acessibilidade
Um espaço para refletir sobre direitos, inclusão, identificação e os desafios enfrentados pelas pessoas com altas habilidades/superdotação, fortalecendo o olhar para potencialidades que muitas vezes passam despercebidas.
*Das 8h às 10h
- UFSM Cachoeira do Sul – Auditório C3-21 – Rodovia Taufik Germano, nº 3013 – Bairro Universitário II
Inscrições: Altas Habilidades
Oficina Rota da Autonomia: Preparando Jovens com TEA para o Futuro
A atividade propõe reflexões sobre autonomia, desenvolvimento e preparação de adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista para os desafios da vida adulta e do futuro.
*Das 14h às 16h
- UFSM Cachoeira do Sul – Auditório C3-21 – Rodovia Taufik Germano, nº 3013 – Bairro Universitário II
Inscrições: Rota da Autonomia
As atividades são gratuitas e abertas à comunidade.