Crédito: Luana Pinheiro Martins / Divulgação
Formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a engenheira agrônoma e coordenadora da Estação Regional Experimental do Instituto Rio Grandense do Arroz na Barragem do Capané, Mara Grohs, teve seu trabalho reconhecido com o “Prêmio O Futuro da Terra”, na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas, entregue na Expointer, em Esteio.
Nos últimos oito anos, Mara desenvolve suas atividades como pesquisadora no Irga. Atualmente, tem seus estudos voltados para o campo da sustentabilidade na estação regional de pesquisa de Cachoeira do Sul, na linha de manejo e tratos culturais na cultura do arroz irrigado e soja cultivada em terras baixas.
A engenheira agrônoma atua na interlocução entre a produção e as demandas para o melhoramento genético, buscando o manejo fitotécnico, na perspectiva de produção, produtividade, rentabilidade e preservação ambiental.
Saiba mais
Foram entregues no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, na Expointer, os troféus do “Prêmio O Futuro da Terra”, promovido pelo Jornal do Comércio e a Fundação de Amparo à Pesquisa do RS. Entre os presentes na mesa de autoridades, estavam o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de agricultura, Domingos Velho Lopes, o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, entre outros.
O evento chegou, este ano, à 26ª edição para reconhecer os destaques da pesquisa e da ciência no agro gaúcho. A já tradicional condecoração visa enaltecer aqueles que dedicam seus trabalhos para aperfeiçoar métodos produtivos no campo e auxiliar na preservação ambiental.
Criado em 1997, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, o prêmio homenageia cientistas, pesquisadores, produtores rurais e entidades que buscam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia aplicadas à preservação do meio ambiente e do agronegócio.
Após dois anos de eventos híbridos e virtuais devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia de entrega dos prêmios voltou a ocorrer da forma tradicional.
Confira abaixo os premiados:
Cimélio Bayer, UFRGS
Claudio Fioreze, IFRS
Dirceu Agostinetto, UFPel
Mara Grohs, Irga
Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso, UFRGS
Manoela Bertagnolli, Sementes Butiá
Ricardo Ramos Martins, Emater
Vinicius Farias Campos, UFPel
José Miguel Reichert, UFSM
Vanderlei Neu, Produtor
Zeit Análises Químicas, Incubada na UFSM