Consolidada como um centro de oportunidades para empresas de diferentes setores e tamanhos, a Expoagas 2023 – 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados termina nesta quinta-feira com números recordes. Durante os três dias, a feira e o ciclo de palestras promovidos pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) receberam 62,1 mil pessoas e movimentaram um total de R$ 652,6 milhões em negócios concretizados entre visitantes e expositores.
De acordo com o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, o volume de negócios gerados pelo evento deverá triplicar nas próximas semanas, já que muitas conversações iniciaram na feira e serão concluídas posteriormente. “Em seus 40 anos, a Expoagas consagra-se como uma feira múltipla e repleta de oportunidades, que fomenta o desenvolvimento de varejistas, fornecedores e pequenos produtores rurais, além de movimentar uma rede econômica que abrange bares, hotéis e restaurantes em toda a Região Metropolitana”, destaca.
Na programação do evento, além da participação de palestrantes como Marcos Piangers, Geraldo Rufino e Walter Longo, o principal diferencial foi o I Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, promovido pelo núcleo AGAS Jovem, que recebeu 66 sucessores de empresas de todo o Brasil em atividades na Serra Gaúcha e na feira.
Ao todo, 7,6 mil CNPJs estiveram representados no evento. Entre os 488 expositores – 72% gaúchos –, participaram do evento empresas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para todo o varejo, com destaque para itens de higiene e limpeza, recordistas em vendas desta edição, equipamentos e de bebidas. “A Expoagas é tradicionalmente um termômetro do setor, e neste ano os supermercados precisam, mais do que nunca, encontrar soluções para devolver poder de renda aos clientes. Por isso, cada supermercado está traçando estratégias e buscando novos fornecedores que ofereçam o melhor custo-benefício ao consumidor, cada vez mais atento e em busca de oportunidades”, afirma Longo.
Quanto às tendências de hábitos de consumo, o dirigente destaca que há uma diversidade muito grande de perfis, o que se reflete também nos formatos e propostas das lojas do setor. “Há supermercados de todos os modelos e de todos os portes, que recebem diariamente 4 milhões de gaúchos e que estão presentes em 100% dos municípios. Somos um setor essencial, que está na vida de todos os gaúchos”, pontua Longo.
Sucesso de comercialização a cada ano, a Expoagas conta com fila de espera de indústrias e empresas dispostas a ingressarem como expositoras na edição seguinte – mas muitas acabam ficando de fora por falta de espaço físico. “Já havíamos incluído e mantivemos mais de 100 balcões de pequenas empresas no segundo andar, mas não temos mais espaço para crescer na atual área.
Como a maioria esmagadora de nossos expositores é gaúcha, solicitamos formalmente à Fiergs a ampliação do centro de eventos, para que possamos oportunizar a mais indústrias do Estado que exponham a excelência de seus produtos e serviços aos visitantes deste grande palco de oportunidades”, reivindica o presidente da Associação. Segundo Longo, ao contrário de outros anos, a AGAS não iniciará as vendas de estandes imediatamente após esta edição, enquanto aguarda manifestação da Fiergs sobre a possibilidade de ampliação. Para esta edição, a AGAS criou também uma área nova, batizada de “Espaço Vip”, que reuniu companhias em setor reservado a convidados.
Sorteios – Buscando fomentar o fechamento de negócios já durante a Expoagas 2023, a AGAS novamente realizou o sorteio de quatro notebooks e um automóvel zero quilômetro ao longo do evento. A cada R$ 1 mil em compras junto aos estandes, os visitantes receberam um cupom para concorrer aos prêmios. “Utilizamos o sistema da Nota Fiscal Gaúcha neste sorteio, mostrando o respeito do setor a este projeto de cidadania fiscal da Secretaria da Fazenda. O melhor gerador de receita para o Estado é um consumidor mais ciente e fiscalista, que exija o cupom fiscal em todas as suas compras”, sublinha.
Programação reuniu jovens de todo o Brasil – Prestigiada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, e por autoridades de diferentes autarquias, a programação da Expoagas 2023 promoveu uma série de eventos em paralelo à feira de negócios.
A principal novidade deste ano foi a realização do primeiro Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, promovido pelo AGAS Jovem, núcleo de sucessores do setor que já congrega mais de 270 membros em todo o Estado, com o apoio da Associação Brasileira do setor. “Esta é um projeto modelar para o Brasil, já que o AGAS Jovem está completando 20 anos e tem promovido o desenvolvimento de novas lideranças para o segmento. Hoje, sete diretores da AGAS são oriundos do AGAS Jovem”, exemplifica Longo.
O Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas iniciou domingo, em Bento Gonçalves, como visitas a vinícolas gaúchas, e contemplou ainda visitações a supermercados na Grande Porto Alegre e a participação na Expoagas 2023, com palestra da influencer digital Karol Babadeira. Ao todo, 66 jovens supermercadistas de Minas Gerais, Tocantins, São Paulo, Acre, Espírito Santo, Goiás e Rio de Janeiro participaram da iniciativa.
Palestras e debates – Entre as palestras magnas, nomes como o jornalista Marcos Piangers, o empresário Geraldo Rufino, o conferencista Rodrigo Maruxo e o publicitário Walter Longo receberam milhares de pessoas no Teatro do Sesi.
Em paralelo, palestras técnicas abordaram questões como operação de loja, gestão de crises, hábitos de consumo, sucessão empresarial e ambientação de loja, além de um painel que buscou capacitar pequenas e micro agroindústrias para adequarem seus produtos às condições de venda para supermercados. “Este encontro buscou oportunizar ao micro produtor rural e ao pequeno fabricante de biscoitos, massas, geleias e outros itens que estejam prontos para as regras de rotulagem, códigos de barra e segurança alimentar necessários para comercializarem ao varejo. É um papel da AGAS incentivar e fomentar este público”, defende Longo.
No AGAS Mulher, um painel debateu o equilíbrio pessoal e profissional, reunindo as jornalistas Tânia Carvalho e Alice Bastos Neves e as empresárias Miriam Prediger e Simone Leite.
Homenagens – Duas homenagens marcaram momentos simbólicos do evento. Durante a solenidade oficial de abertura, ainda na terça-feira, o empresário Mércio Tumelero foi condecorado com o prêmio Supermercadista Honorário, que reconhece a contribuição de lideranças de diferentes setores para o desenvolvimento do setor supermercadista gaúcho.
À noite, no mesmo dia, a AGAS entregou a Medalha Don Charles Bird a João Jacob Vontobel, fundador da Vonpar Bebidas, durante o jantar de boas-vindas da Expoagas 2023, ocorrido na Casa NTX.
A Expoagas 2024 ocorrerá de 20 a 22 de agosto de 2024, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. O pré-lançamento oficial do evento está marcado para o próximo dia 14 de setembro, no Hotel Deville, em Porto Alegre.