Explorando novos horizontes: a estratégia do oceano azul

Por
Explorando novos horizontes: a estratégia do oceano azul
ALAN KEGLER
16 de junho de 2023 - Alan Kegler

Imagine-se navegando pelos mares da concorrência, mas em vez de lutar com tubarões famintos pelo mesmo pedaço de peixe, você encontra um vasto oceano azul, cheio de oportunidades inexploradas. Parece um sonho, certo? Bem, essa é a mágica da estratégia do oceano azul!

No mundo dos negócios, onde todos estão se espremendo em mercados superlotados, é hora de abrir as velas e zarpar rumo a novos horizontes. Os mestres do oceano azul, Kim e Mauborgne, nos ensinam a deixar de lado a velha mentalidade de competir no mesmo bando de peixinhos e a criar um novo espaço de mercado onde possamos brilhar como baleias saltitantes.

A chave para essa estratégia é a inovação. Em vez de simplesmente copiar o que os outros estão fazendo, precisamos pensar como golfinhos criativos e questionar tudo. Quais são as necessidades não atendidas dos clientes? O que podemos oferecer de diferente e surpreendente? O objetivo é criar produtos e serviços tão únicos que os clientes nem imaginavam que precisavam deles – é como se estivéssemos lançando a primeira rede de pesca voadora!

E a melhor parte é que, ao seguir essa estratégia, não estamos apenas competindo pelos mesmos clientes de sempre. Não, não! Estamos navegando em busca de novos clientes, aqueles que foram esquecidos no mar de ofertas genéricas. Afinal, quem não gostaria de pegar carona em um golfinho em vez de nadar com os peixinhos comuns? Estamos abrindo caminho para um novo público, disposto a experimentar algo diferente e nos tornar seus melhores amigos marinhos.

E, ah, não podemos esquecer da guerra de preços. Enquanto os outros peixes brigam entre si para oferecer o menor preço possível, nós, no oceano azul, definimos nosso próprio valor. Afinal, somos baleias majestosas, e nosso valor não pode ser medido apenas por alguns trocados. Nossos clientes entendem isso e estão dispostos a pagar pelo valor excepcional que proporcionamos.

Para se tornar um verdadeiro capitão do oceano azul, precisamos cultivar uma cultura organizacional de inovação contínua. Imagine nossas empresas como uma tripulação de piratas modernos, sempre procurando novas ilhas secretas e tesouros escondidos. Devemos abraçar a criatividade, desafiar as convenções e estar dispostos a arriscar. E se alguma coisa der errado? Bem, sempre podemos voltar para o mar e procurar outra oportunidade.

Portanto, meus amigos empreendedores, vamos içar as velas e embarcar nessa aventura rumo ao oceano azul. Deixemos para trás a mesmice do mercado lotado e vamos descobrir novas fronteiras, onde a inovação é a moeda de troca e a diversão é garantida. Preparem-se para mergulhar em um mar de oportunidades e conquistar o mundo dos negócios de uma forma única e espetacular!

Agora, vá em frente e mergulhe nesse oceano azul de possibilidades. Que sua jornada seja cheia de diversão, inovação e sucesso!

Alan Kegler
Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Pós-graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá,
Gestor de Comunicação e Marketing da Unimed Centro/RS, Empreendedor na Three Tecnologia e um explorador do conhecimento 🙂