Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Exemplo e referência: Engenho Treichel comemora 56 anos

Alfredo Treichel / Foto: Arquivo

Nesta terça-feira (12), Cachoeira do Sul relembra um de seus capítulos de maior orgulho. Afinal, também em um 12 de março, mas de 1963, Alfredo Treichel constituiu oficialmente sua empresa, inicialmente atuando com prestação de serviços em secagem e beneficiamento de arroz.

Os trabalhos agrícolas de Treichel tiveram início em 1954, em Restinga Seca, onde começou por conta própria suas atividades com a produção de arroz e cultura de linhaça.

Em 27 de julho de 1957, seguiu para a localidade de Passo do São Lourenço, nas margens do Rio Jacuí, já em Cachoeira do Sul, onde continuou a produzir arroz, processando a secagem nos secadores existentes na própria lavoura.

Em 1961, construiu um pequeno galpão na cidade, num terreno situado na mesma área onde se localiza hoje todo o complexo industrial. No galpão, instalou secadores, substituindo os existentes na lavoura, e começou o processo de secagem de arroz oriundos de sua própria lavoura. Em seguida, pouco a pouco, começou a secagem do arroz em casca produzido também por seus vizinhos.

Ainda na década de 1960, o mercado consumidor conhecia apenas o arroz branco polido, produto que Alfredo Treichel já possuía profundo conhecimento. Assim, as oportunidades foram surgindo e, graças à credibilidade granjeada junto aos produtores, conseguiu galgar os primeiros degraus de sua trajetória ampliando sua atividade para compra, beneficiamento e comercialização do arroz. Assim foi consolidado o ENGENHO TREICHEL, com uma área inicialmente construída de 450 metros quadrados, na Avenida Brasil, em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul.

Com o despertar do consumo do arroz macerado, e vendo boas perspectivas de mercado, no final da década de 1960, Alfredo Treichel iniciou esse sistema de processamento em parte de sua produção, vindo a ocupar lugar de destaque junto aos poucos que ofereciam esse produto ao consumidor. Com isto, a empresa obteve excelente expansão de vendas, tanto para o arroz branco, quanto para o amarelo conhecido na época.

Concentrando esforços na alta produtividade, garantida pela estreita parceria com o produtor rural, a empresa passou a observar as tendências do mercado internacional. E pela evolução tecnológica mundial e as crescentes exigências do consumidor, surgiu no exterior o arroz parboilizado. Conhecendo o elevado grau vitamínico e poder nutritivo obtido do arroz nesse processo, em 1979 a parboilização do arroz foi implantada no Engenho Treichel.

A introdução, na empresa, da parboilização do arroz, desencadeou mudanças radicais tanto estruturais quanto administrativas, originando a alteração da razão social , imposta pelas limitações da empresa individual. Na ocasião, vendo materializar-se a expansão dos negócios, houve a ampliação do parque armazenador e industrial que, por conseqüência, promoveu a abertura das vendas proporcionando a consolidação de suas marcas.

Considerada por diversas instituições governamentais como ENGENHO-ESCOLA, a ALFREDO A. TREICHEL & CIA LTDA é conceituada no mercado do arroz como uma organização de sucesso. Desfruta de amplo mercado e, ao lado das mais expressivas empresas do ramo, compete com produtos que utilizam a mais moderna tecnologia disponível, e a busca constante de melhoria de qualidade e apresentação, garante driblar com supremacia a concorrência.

Ocupando atualmente uma área total de 100 mil metros quadrados, dos quais 6 mil e 500 com armazéns convencionais e mais 19 modernos silos de armazenagem, o ENGENHO TREICHEL conta com uma capacidade armazenadora a granel de 325 mil sacos, mas com uma rotatividade anual de grãos equivalentes a mais de 800 mil sacos de arroz.

Sempre primando pela qualidade de seus produtos, a Alfredo A. Treichel & Cia Ltda, continua investindo em altíssima tecnologia, com equipamentos de primeira geração mundial, para garantir a produção com padrão internacional para seu parque industrial. Assim, seguidamente implanta equipamentos especialmente desenvolvidos para assegurar os mais altos níveis de qualidade e produtividade.

Sair da versão mobile