Euro e Copa América agitam o mundo do futebol

Por
Euro e Copa América agitam o mundo do futebol
COLUNAS
13 de junho de 2024 - Euro e Copa América

Nos próximos dias, duas competições continentais vão agitar o Calendário Esportivo: a Euro e a Copa América. Dessa forma, as principais seleções do planeta estarão em atividade, e milhões de torcedores mundo afora já estão se perguntando quem são os favoritos a conquistar os dois títulos.

Olhando para a Europa, há algumas seleções que se destacam. A primeira delas, claro, é a França. Afinal, a equipe comandada por Didier Deschamps conta com diversos jogadores de alto nível e, diga-se de passagem, chegou à final das duas últimas Copas do Mundo, tendo vencido uma e perdido a outra nos pênaltis.

Mas o Velho Continente também tem outras potências. A Inglaterra talvez tenha a melhor geração de sua história, com nomes como Harry Kane, Jude Bellingham, Phil Foden, entre muitos outros. Os ingleses vêm batendo na trave nas competições internacionais e são os atuais vice-campeões da Europa.

Falando nisso, a Itália, embora não viva seu melhor momento, vai defender o título europeu. E a Azzurra tem umas das camisas mais pesadas do futebol – portanto, jamais pode ser desconsiderada. O mesmo vale para a Alemanha e, em menor escala, para a Espanha.

Outras seleções tradicionais que podem surpreender são: Portugal, Holanda, Bélgica e Croácia. A verdade é que motivos não faltam para assistir à Eurocopa, que promete bastante emoção do início ao fim.

Copa América


Já na América do Sul a grande favorita é a seleção da Argentina. Comandada por Messi, a equipe é a atual campeã da Copa América e do Mundial.

Justamente em razão das conquistas recentes, os argentinos entram na disputa bem menos pressionados do que seus principais concorrentes.

O Brasil, por exemplo, atravessa o pior momento de sua história e, por isso, embora Dorival Júnior esteja apenas no início do trabalho, terá de lidar com uma pressão extrema. Uma eliminação precoce pode ter consequências difíceis de se prever.

De todo modo, pela tradição e por seus jogadores, a Seleção Brasileira é uma das candidatas ao título, assim como o Uruguai. E a lista de surpresas ainda pode incluir o Chile e a Colômbia.

O fato é que tanto a Copa América quanto a Euro vão oferecer jogos interessantes e, ao fim e ao cabo, muitos momentos emocionantes.

E, vale ressaltar, poderemos estar assistindo à última participação em um torneio de seleções de Messi e Cristiano Ronaldo, já que ambos estão na fase final de suas carreiras. Todos os amantes do futebol, portanto, têm compromissos pré-estabelecidos ao longo de junho e julho, quando a Copa América e a Euro estarão sendo disputadas.