Crédito: Ass. Com.
Mais 403 propriedades foram visitadas nesta quarta-feira pelo supermutirão contra a Dengue no Bairro Eucaliptos e arredores. Tendo em vista a característica da região, que mantém a média de tamanho dos últimos lugares visitados, embora apresentando menos quarteirões (e, portanto, imóveis), as equipes da Secretaria Municipal da Saúde abrangeram nesta etapa dois bairros, incluindo o Cohab na força-tarefa. Com isso, já são 5.538 residências e estabelecimentos comerciais contabilizados na averiguação em massa, que já percorreu também os bairros Oliveira, Noêmia, Santa Helena, Marina, Quinta da Boa Vista, São José, Medianeira, Barcelos e Tibiriçá.
O objetivo dos servidores é identificar e eliminar criadouros e focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, o agente transmissor da doença. Novamente, explica a agente de endemias Janaína Ferreira Silveira, a grande concentração de lixo doméstico, móveis, pneus e restos de construção foram os principais entraves no trabalho de remoção dos pontos de água parada, destacando que em apenas um pátio da região os servidores contabilizaram 40 pneus acumulados. “Com a concordância do morador, os pneus serão todos transportados para a frente do imóvel para que o caminhão da Prefeitura faça o recolhimento num segundo momento”, destaca Janaína, referindo-se à parceria mantida com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que desde o início da campanha atua removendo os entulhos descartados pelos moradores.
Nesta edição, foram seis equipes atuando em 15 quarteirões, todas orientando os moradores da região para os procedimentos que evitam a proliferação dos insetos e, consequentemente, a contaminação pela dengue. O próximo supermutirão deve ocorrer no Bairro Universitário, na próxima semana, em data a ser confirmada. Denúncias de situações de risco e reincidências devem ser feitas ao Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) pelos telefones 3724-6112 e 3723-1351.
NÚMEROS DO BAIRRO EUCALIPTOS/COHAB
Quarteirões percorridos – 15
Propriedades visitadas – 403
Propriedades vistoriadas – 233 (entraram e eliminaram os focos)
Propriedades fechadas – 158 (imóvel sem acesso)
Recusas de moradores – 12 (acessos não autorizados pelos moradores)
SUPERMUTIRÕES ATÉ AGORA
Oliveira – 422 propriedades
Noêmia – 649 propriedades
Santa Helena – 721 propriedades
Marina – 544 propriedades
Quinta da Boa Vista – 540 propriedades
São José – 635 propriedades
Medianeira – 498 propriedades
Barcelos – 575 propriedades
Tibiriçá – 551 propriedades