O programa Miniempresa – da rede global Junior Achievement (JA) – está proporcionando aos jovens de Cachoeira do Sul uma experiência de empreendedorismo. Neste ano, estudantes das escolas estaduais Borges de Medeiros, Diva Costa Fachin e Coronel Ciro Carvalho de Abreu terão a oportunidade de criar suas próprias empresas, aprendendo na prática habilidades essenciais para o mundo dos negócios.
A iniciativa terá início na próxima semana com 13 encontros em que os estudantes assumem papéis de liderança dentro de suas miniempresas. Durante a jornada, os alunos ocuparão cargos como diretores, gerentes de vendas e diretores financeiros, e vivenciarão todas as fases do ciclo de vida de um negócio.
Desde a concepção da ideia inicial até a produção, estratégias de marketing, vendas e, finalmente, a liquidação da empresa simulada, os jovens serão imersos no cotidiano de um empreendedor.
A avaliação dos participantes levará em conta critérios como inovação, qualidade do produto, sustentabilidade, rentabilidade e gestão, sendo premiados os projetos de melhor desempenho.
O papel dos voluntários
Uma das forças do Miniempresa é a participação de profissionais voluntários, que atuam como mentores e orientadores dos estudantes ao longo do programa. Os mentores compartilham suas experiências e conhecimentos com os alunos, ajudando no enfrentamento dos desafios no processo empreendedor e a identificação de oportunidades no mercado.
Em 2025, a coordenação do programa está sob a responsabilidade da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Cachoeira do Sul.
Na última semana, a entidade realizou o treinamento dos voluntários com o consultor Sérgio Augusto Schiavi, da Junior Achievement (JA), para preparar os mentores que acompanharão os estudantes durante o desenvolvimento de suas miniempresas.