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Estradas: comunidades do interior pedem socorro

Estrada que dá acesso ao São Lourenço, onde a balsa que faz a travessia no Rio Jacuí voltou a funcionar, está intransitável. Fotos: Divulgação.

Estrada que dá acesso ao São Lourenço, onde a balsa que faz a travessia no Rio Jacuí voltou a funcionar, está intransitável. Fotos: Divulgação.

Comunidades do interior de Cachoeira do Sul pedem urgência na melhoria das estradas castigadas pelo período de chuvas no município. Há casos, em que as famílias apelam por socorro, porque em muitos locais os acessos estão todos alagados e cheios de barro. Na região do São Lourenço e Ferreira, por exemplo, moradores estão com dificuldade de chegarem à balsa, que faz a travessia no Rio Jacuí, e que na manhã desta segunda-feira(20) voltou a funcionar.

O programa Cidade Aberta, da Rádio Fandango, recebeu mensagens de ouvintes relatando a precariedade. Em uma delas, uma moradora relatou que “nossa estrada no Rincão dos Lopes e Tatsch está uma vergonha. Já pedimos ajuda para alguns para alguns vereadores e a Prefeitura, mas até agora não de concreto foi providenciado”. Em alguns locais da estrada, as famílias providenciaram a colocação de tábuas para facilitar a passagem de veículos.

Na região do Faxinal da Guardinha, Rincão dos Kieffer, Água Morna e Guajuviras, as famílias também protestam. O transporte escolar não está atendendo os estudantes, porque as crateras, os alagamentos e os atoladouros estão em quase toda a extensão das estradas.

Também as famílias da região das Três Vendas manifestam preocupação com o Corredor da Sanga Funda, também conhecido como a Estrada do Tio Vito. No local, a Prefeitura há dois meses consertou uma ponte de madeira, no entanto, com as chuvas, surgiu cratera na cabeceira da travessia.

Região da Guajuvira, só de trator

PREFEITURA FAZ REUNIÃO PARA BUSCAR UMA SOLUÇÃO PARA AS ESTRADAS

Na semana passada uma reunão na Prefeitura tratou da situação do interior. A Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc) contratou a empresa O.S Engenharia para fazer a análise técnica das pontes e pontilhões que precisam de reforma ou reconstrução. Conforme informações do secretário de Interior e Transportes, Alexandre Cassol, a SMIT já catalogou 76 pontes e pontilhões e a previsão é de que 90% deles precisem de alguma intervenção após a enxurrada que atingiu Cachoeira do Sul. Além disso, cerca de 200 bueiros precisarão de conserto. A extensão de estradas no interior é de cerca de 3 mil quilômetros.

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