Produtores rurais que precisam usar a Estrada do Geribá estão apavorados com a situação do trecho, que é um dos principais corredores da produção agrícola de Cachoeira do Sul. A precariedade é tanta que está impossível trafegar pelo local, cuja manutenção é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Um ouvinte que usa a estrada diariamente procurou a Rádio Fandango na manhã desta terça-feira (18) para relatar a necessidade urgente de patrolamento no local, especialmente no trecho entre a BR-153 e o Cemitério da Boa Vista. “Não tem como andar, a gente sai de um buraco e cai em outro. E não é só a estrada, a ponte (sobre o Arroio Capanezinho) também precisa ser avaliada”, reclamou o agricultor no rádio.
ESTRADA DO GERIBÁ DEVE SER PATROLADA NESTA SEMANA, PREVÊ O DAER
O Daer informou que, para esta semana está previsto um trabalho de patrolamento na Estrada do Geribá. O serviço, no entanto, só será executado se não chover. A última atualização da previsão do Instituto Climatempo para Cachoeira do Sul indica apenas 5 milímetros de chuva para quinta-feira (20), com 67% de chance, possibilidade que até esta segunda-feira (17) não aparecia nos radares meteorológicos Tendo como base esses prognósticos, são favoráveis as condições de tempo para o patrolamento na Estrada do Geribá ao longo desta semana.
Como o trecho é estadual, a Prefeitura de Cachoeira do Sul – através da Secretaria Municipal do Interior, não pode fazer grandes intervenções na estrada, cuja nomenclatura oficial é ERS-705. Mesmo assim, sob o comando da secretária Carolina Larrondo, a Prefeitura já prestou apoio no local, com deslocamento de maquinário e de pessoal para atacar principalmente os pontos mais críticos, como trechos onde há bueiros.
A Estrada do Geribá tem necessidade urgente de uma obra mais permanente, como asfaltamento, por exemplo, em razão da sua importância econômica para o município.