Crédito: Patricia Meira Cardoso
A estiagem que se agrava no Rio Grande do Sul será pauta da Frente da Agropecuária Gaúcha da Assembleia Legislativa. A reunião híbrida ocorre no próximo dia 6, a partir das 9 horas, na Sala Engº Agrº José Antônio Lutzenberger, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Mais de 75 municípios já decretaram situação de emergência e as perspectivas são muito ruins, considerando a previsão de pouca chuva para as próximas duas semanas.
Presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha, o deputado Elton Weber (PSB) explica que a ideia é avaliar os prejuízos no meio rural e construir uma pauta conjunta de auxílio aos agricultores a ser tratada nos âmbitos federal e estadual a partir das demandas apresentadas pelas entidades representativas, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). “Estou no Interior, a situação é desesperadora, diante do que estamos vendo e ouvindo, precisamos urgentemente de medidas de socorro”, reforça Weber.
Além de deputados integrantes da Frente e da Comissão de Agricultura da Assembleia, também foram convidados o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, deputado Heitor Schuch; o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; coordenadores regionais da Fetag, representantes de Farsul, Fecoagro, Ocergs, Famurs, Emater, Casa Civil e das secretárias da Agricultura, do Planejamento, da Fazenda, do Ministério da Agricultura e de bancos.