A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) lançou dois editais que visam estimular a realização de pesquisas científicas com foco na conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul. Juntos, os dois editais representam um investimento da ordem de R$ 300 mil. A abertura foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A iniciativa ocorre em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Um dos editais selecionará projetos voltados para o campo de restauração ecológica, e o outro, para o de invasões biológicas. As propostas escolhidas receberão financiamento por meio da concessão de bolsas, de recursos de custeio.
As propostas poderão ser submetidas até 13 de dezembro e deverão ser encaminhadas à Fapergs com a documentação exigida. A análise pelo comitê de avaliação ocorrerá de 14 a 20 de dezembro, e o resultado final deve sair até 27 de dezembro.
No campo da restauração ecológica, os pesquisadores deverão constituir unidades demonstrativas, que estejam abertas a visitações, com fins didáticos. Os projetos devem possuir caráter experimental, não se limitando a abordagens teóricas. As pesquisas terão o prazo máximo de execução de quatro anos e, no quinto ano, deverão ser apresentados os resultados e produtos finais.
O edital relativo a invasões biológicas contemplará o desenvolvimento de protocolos de manejo, controle e monitoramento de espécies exóticas invasoras em unidades de conservação do Estado. Os projetos desta modalidade terão o prazo máximo de 12 meses.
O resultado final será divulgado nos sites da Sema (www.sema.rs.gov.br) e da Fapergs (www.fapergs.rs.gov.br). Mais informações poderão ser obtidas pelo site da Fundação ou pelo e-mail dec@fapergs.rs.gov.br.
As publicações no DOE estão disponíveis nos seguintes links:
- Pesquisa no campo de restauração ecológica
• Pesquisa no campo de invasões biológicas
• Clique aqui para acessar os editais na íntegra