13.6 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 16 junho, 2021 - 17:23
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Estado entende como insuficientes as medidas para frear contágio em Cachoeira

Testagem em massa tem sido a principal aposta de Cachoeira do Sul como tentativa de frear o contágio da covid-19 / Foto: GovBR/Divulgação

Cachoeira do Sul está entre os municípios que terão representantes convocados na próxima segunda-feira (14) pelo governo do Estado para discutir as estratégias de enfrentamento da pandemia. Erechim, Palmeira das Missões e Cruz Alta também farão parte do grupo. A partir da análise dos dados monitorados diariamente pelo GT Saúde e pelo GT Protocolos, o Gabinete de Crise concluiu que as medidas adotadas nessas regiões não estão sendo suficientes para frear o contágio.

Devido ao agravamento da situação da Covid-19 nas regiões, o governo do Estado decidiu fazer reuniões específicas, com acompanhamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, estará presente em todos os encontros – realizadas de forma híbrida.

“Temos de evitar que mais pessoas venham a óbito e que o número de casos siga aumentando. Precisamos melhorar os planos, incrementar as medidas, e precisamos valorizar a técnica, a ciência, o parecer dos grupos técnicos regionais. Temos de incutir na população o sentimento de que os planos são coletivos, que devem ser respeitados em todas as cidades da região, e de que precisamos da participação de todos, com engajamento de todos os prefeitos. Estamos confiantes de que a gestão parceria e compartilhada, e as ações objetivas e operacionais darão resultado”, afirmou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.

OUTRAS REGIÕES

Por determinação do governador Eduardo Leite na última reunião do Gabinete de Crise, na quarta-feira (9), presidentes de associações regionais, prefeitos e integrantes de comitês técnicos das cidades que fazem parte das regiões Covid de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo foram convocados para reuniões de alinhamento a respeito das medidas de enfrentamento à pandemia dentro do Sistema 3As de Monitoramento.

Os boletins regionais e os relatórios do GT Saúde dessas e das demais regiões estão disponíveis no site do Sistema 3As de Monitoramento.

 

AS MEDIDAS DE CACHOEIRA DO SUL PARA FREAR O CONTÁGIO:

  • Entre as medidas adotadas pela Prefeitura de Cachoeira do Sul como tentativa de segurar o contágio do novo ccoronavírus, estão a testagem em massa da população com testes rápidos. O mutirão fez explodir o aparecimento de novos casos e permitiu um panorama mais fiel da situação da pandemia na cidade, que hoje tem 1.506 casos ativos, ou seja, pessoas que estão – ou deveriam estar – em isolamento.
  • Como boa parte desses cachoeirenses contaminados ignora a necessidade de permanecer em casa, os fiscais da Vigilância Sanitária deflagraram operações que flagraram centenas em descumprimento do isolamento, ou seja, circulando pelas ruas, empresas e comércio em geral. Todos foram notificados e estão sujeitos a responderem de acordo com a lei.
  • Além disso, a Prefeitura de Cachoeira do Sul condicionou o funcionamento das empresas à testagem em massa dos trabalhadores. O custo dos testes fica por conta das empresas, o que gerou discussão entre os próprios empresários, entidades que defendem o setor empresarial e o município. Até mesmo ações na Justiça foram ingressadas na tentativa de impedir a realização dos testes. No entanto, a medida imposta pela Prefeitura continua valendo.
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região