Calor intenso: marcas podem chegar aos 40°C nos próximos dias em Cachoeira e na Região Central do RS / Foto: Arquivo/OC
O governo do RS emitiu um alerta meteorológico com previsão de uma forte onda de calor nos próximos dias no Estado. A previsão é de temperaturas de até 40°C em território gaúcho. Segundo o aviso emitido pelo Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), as regiões mais afetadas devem ser a Central, Campanha e Fronteira Oeste. Além disso, a umidade do ar pode ficar menor que 20%.
As temperaturas sobem por causa do sistema de alta pressão atmosférica, que segura o ar quente e o leva para a superfície, causando forte sensação de calor. Com a ausência de chuva, condição causada pelo fenômeno La Niña, as temperaturas podem ficar ainda mais altas.
Cidades da Região Central, como Santa Maria, da Campanha, como Bagé, e da Fronteira Oeste, como Uruguaiana, por exemplo, devem registrar temperaturas máximas acima de 36°C, podendo, inclusive, chegar nos 40°C entre esta quarta-feira e domingo (11). Marcas semelhantes devem ser registradas também em Cachoeira do Sul, segundo o Instituto Climatempo.
Sexta-feira (9) está previsto para ser o dia mais quente da semana. No sábado (10) e no domingo (11), as temperaturas devem amenizar. No final de semana, as temperaturas ainda estarão elevadas, mas mais baixas do que no decorrer da semana. São esperadas pancadas de chuvas isoladas à noite.
QUEIMADAS
O aviso emitido pela Sema alertou, também, para o risco de queimadas uma vez que as temperaturas estarão altas e o ar estará mais seco. O documento chama atenção para áreas onde a pastagem já está seca, condição que torna o risco maior.
Em caso de incêndios, o telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.