O Ambulatório Vida, unidade da Secretaria Municipal da Saúde que atua no diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e Hepatites para toda a região da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, está promovendo nesta sexta-feira (6) uma ação de qualificação de profissionais alusiva ao mês de enfrentamento ao HIV/Aids, o Dezembro Vermelho. A “Capacitação: HIV, Sífilis e Hepatites Virais – Aconselhamento, testagem e tratamento em tempo oportuno” contou com o apoio da 8ª CRS, que sediou o evento, reunindo cerca de 25 enfermeiros da rede de atenção básica do Município.
A proposta do treinamento, explica o coordenador do Ambulatório Vida, enfermeiro Eder Oberdan, é ampliar e fortalecer o serviço de testagem para estas doenças em Cachoeira do Sul, onde a média de testes rápidos para HIV aplicados gera em torno de 200 laudos por mês. “Precisamos sensibilizar os profissionais da saúde para o acolhimento desta causa e o respectivo trabalho de conscientização do público acerca da relevância dos exames clínicos”, destacou em sua fala.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
A abertura do treinamento reuniu o secretário municipal da saúde, Daniel Rigon, e a futura titular da pasta, Camila Barreto, atualmente coordenadora regional de IST/HIV/Aids e de Atenção Primária à Saúde junto a 8ª CRS e palestrante do evento. “Precisamos estar atentos para o diagnóstico precoce e o tratamento destas condições em tempo oportuno, contribuindo para a ampliação da testagem na rede municipal de saúde”, acrescentou a enfermeira. A capacitação transcorreu nos turnos da manhã e tarde, abordando temas como aconselhamento pré e pós testes rápidos para HIV, diagnóstico e tratamento de sífilis e hepatites virais B e C, calendário nacional de vacinação, incluindo também a mobilização dos enfermeiros para a atualização dos fluxos de atendimento.