Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Estado dá 48 horas para Cachoeira apresentar plano para conter covid

Com centenas de casos confirmados na semana passada, Cachoeira entra em grau de alerta / Foto: Divulgação

Cachoeira do Sul está entre as cinco regiões que receberam, nesta terça-feira (18), os primeiros alertas do novo Sistema 3As de Monitoramento da pandemia. Cachoeira, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo têm 48 horas, a contar da emissão do alerta, ao meio-dia desta terça, para avaliar, responder sobre o quadro das regiões e apresentar plano de ação compatível com o alerta e com a situação epidemiológica apontada, com o objetivo de reverter a situação.

Se a resposta da região for considerada adequada, a proposta é aplicada imediatamente, e a região segue sendo monitorada pelo GT Saúde, grupo de trabalho do governo do Estado que monitora a pandemia de foorma permanente. Caso a resposta não seja adequada, o Estado poderá intervir e estipular ações adicionais a serem seguidas.

O alerta para a região de Cachoeira do Sul se justifica tanto pelo aumento de incidência de casos de Covid como pela alta taxa de ocupação de leitos.

Houve aumento da incidência cumulativa nos últimos dias, com 665 casos apenas na última semana, chegando a 327,6 a incidência por 100 mil habitantes – índice muito maior do que o observado no Estado, que tem incidência de 224,1 por 100 mil habitantes. Cachoeira registrou a sexta maior incidência acumulada em sete dias do RS.

Houve também aumento de 15,6% nos últimos sete dias no número de pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19 internados em leitos clínicos. A taxa de ocupação em leitos de UTI é ainda mais crítica, chegando a 145% no último domingo (16), o que indica utilização de leitos não regulares para tratamento dos pacientes.

Às 15h, em transmissão ao vivo, o governo do Estado detalha a situação de cada uma das regiões. Acompanhe pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=jxAaB98EPj0

 

Sair da versão mobile