A Secretaria Estadual da Saúde publicou edital confirmando a habilitação da Associação Municipal dos Autistas (AMA) de Cachoeira do Sul para sediar um Centro Regional de Referência (CRR) destinado ao acompanhamento de portadores do transtorno do espectro autista em grau severo. Com repasse mensal de R$ 30 mil, a entidade garantiu a contratação de cinco profissionais, sendo um médico pediatra, psicólogo, educador físico, assistente social e arteterapeuta. De acordo com o projeto selecionado, a unidade fornecerá atendimento interdisciplinar para casos indicados pela rede (composta por instituições dos âmbitos de educação, assistência social e saúde, e não agendados diretamente pela associação) para usuários cachoeirenses e de outros 11 municípios – Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho.
Com a equipe designada, existe a capacidade de atendimento de até 40 pessoas por mês no âmbito da assistência social. No que diz respeito às atividades de arteterapia e educação física/psicomotricidade, em formato de grupos, a expectativa é realizar cerca de 120 consultas por mês em cada uma dessas modalidades. Quanto aos atendimentos médicos, a capacidade é de 20 pessoas assistidas mensalmente. “Trata-se de uma importante conquista para a cidade mas cabe lembrar que o centro não suprirá toda a nossa demanda”, destaca a vice-presidente da AMA, Talita Dias, explicando que pacientes locais diagnosticados com autismo nos graus leves e moderados continuarão sendo atendidos em Caçapava do Sul, no centro de atendimento em saúde, como ocorre atualmente.
Após assinatura do convênio entre a AMA e o Estado, iniciam as tratativas em torno da definição dos profissionais e organização do plano de trabalho regional, com expectativa de início dos atendimentos em meados de dezembro. “O CRR tem a proposta de integrar a família do paciente e a escola, a fim de torná-lo mais estável no acompanhamento de suas rotinas e com maior autonomia em seu processo de desenvolvimento individualizado”, pontua Talita.
REFORÇO TÉCNICO DO TEACOLHE
A qualificação do projeto apresentado pela AMA ao Governo do Estado contou com a experiência técnica do TeAcolhe Macrorregional Vales, prestes a completar – em novembro – dois anos de atividades em Cachoeira do Sul. Segundo a técnica assistencial e pedagógica de referência ao projeto, Daniela Von Rohr, coordenadora do TeAcolhe, o centro atuará no diagnóstico, atendimento interdisciplinar, matriciamento e formação profissionais, bem como em ações de educação permanente, como forma de subsidiar familiares e educadores que cercam os pacientes em acompanhamento.
O CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA
- O CRR funcionará na sede da Associação Municipal dos Autistas (Rua Júlio de Castilhos, 342, sala 11)
- Equipe: médico pediatra, psicólogo, educador físico, assistente social e arteterapeuta
- Abrangência regional: 12 cidades, incluindo Cachoeira do Sul
- Operacionalização: pelo processo de matriciamento, os pacientes do novo serviço serão indicados pela rede que envolve as áreas de educação, saúde e assistência social. Não haverá livre demanda na unidade e os casos envolvem portadores do transtorno do espectro autista em nível severo