Uma frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul neste domingo (27) com nuvens e chuva nas regiões gaúchas, antecedendo uma semana que deve ser quente durante o dia e noites frias. A chuva acumulada até o meio da tarde deste domingo (27) na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden) somou 24 mm em Passo Fundo, 19 mm em Caçapava do Sul e Rosário do Sul, 16 mm em Santa Maria, 11 mm em Segredo e Camaquã, e 10 mm em Cachoeira do Sul.
Já estações particulares e da Secretaria da Agricultura registraram chuva de 46 mm em Chapada, 45 mm em Caçapava do Sul, 43 mm em Condor, 38 mm em Cachoeira do Sul, 37 mm em São Sepé, 36 mm em Lagoa Vermelha, 35 mm em Antônio Prado e Muitos Capões, 32 mm em Canela, 30 mm em São Sepé, 27 mm em Encruzilhada do Sul e São Marcos e 26 mm em Carazinho.
Na sequência da frente fria, uma massa de ar frio e seco de alta pressão atmosférica vai avançar para o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (28), impulsionada por um ciclone no Atlântico Sul que não oferece risco ao Estado. Com isso, o tempo melhora no Rio Grande do Sul.
A cobertura de nebulosidade diminui e o clima ensolarado predomina no Estado no decorrer do dia, até com amplos períodos de céu claro ou escassa nebulosidade. No Sul, por conta da circulação de umidade da baixa pressão, podem ocorrer momentos com maior nebulosidade e ocasional precipitação isolada perto da costa.
O ingresso do ar mais seco e frio de alta pressão vai proporcionar uma sequência de noites frias no Rio Grande do Sul nesta virada de mês de abril para maio.
Nesta segunda-feira (28), o frio deve ser mais sentido na madrugada no Oeste, Centro e o Sul do Rio Grande do Sul, onde a atmosfera estará mais seca e a nebulosidade menor. O amanhecer deve ter marcas abaixo de 10ºC, podendo a temperatura ficar entre 6ºC e 8ºC nos municípios mais frios.
*informações da METSUL