A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Piquiri, no interior do município, programou quatro ações em prol da saúde da mulher durante o Outubro Rosa, mês nacionalmente marcado pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A primeira atividade acontece nesta terça-feira (10), durante o turno da manhã, na unidade da Vila Vargas, com um mutirão pela coleta dos exames preventivos de câncer do colo do útero e orientações sobre o autoexame das mamas. Assim como nos demais postos de saúde da rede de atenção básica, no caso de alterações nos exames de toque verificadas durante o acolhimento da equipe de enfermagem, as pacientes serão encaminhadas para mamografias, conforme idade, histórico médico e demais quesitos estabelecidos pelos protocolos do SUS.
No próximo dia 25, evento similar será promovido, novamente pela manhã, desta vez no posto de saúde da Vila Piquiri. No dia 27 de outubro, às 9h, está programada uma palestra na mesma unidade, quando a psicóloga do Ament, Janaína Teixeira, abordará temas como autocuidado e autoestima, enquanto a enfermeira Carine Andrade falará sobre a saúde feminina e a rotina de exames de prevenção.
PARCERIA COM A EMATER
Outra ação do Outubro Rosa será desenvolvida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) Piquiri em parceria com a Emater, na manhã do dia 18 de outubro, devendo mobilizar as mulheres rurais em torno de uma roda de conversa com orientações sobre saúde feminina, seguida de uma oficina de escalda-pés. A proposta do evento é incentivar o autocuidado entre as participantes e a prática milenar do escalda-pés trata-se de uma opção simples e que pode ser feita em casa, conhecida por causar relaxamento, bem-estar e alívio de dores. A programação é aberta às mulheres da região e entorno, não havendo necessidade de agendamento.