Escolha o pneu certo para não ter dor de cabeça depois

Por 24 de março de 2022

É natural o consumidor ficar com dúvida na hora de comprar um novo pneu para o carro. Muitas dúvidas surgem no momento da aquisição como tamanho, originalidade, durabilidade, dirigibilidade, conforto e qualidade. A primeira dica para não errar é verificar a recomendação para o veículo no manual do proprietário. Lá, inclusive, consta qual deve ser a pressão correta, com carga e sem carga.

De acordo com Bruno Cielo, especialista técnico de produtos e serviços da DPaschoal e responsável pela garantia da Qualidade dos fornecedores, a primeira dica para não errar é respeitar a medida original de aplicação do veículo. Essa escolha sendo correta pode reduzir o risco de imprevistos acima de 50%. Para saber qual a medida correta de aplicação do seu veículo você pode consultar o manual do fabricante ou a etiqueta de indicação de calibragem, geralmente localizada na porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível.

Não respeitar as medidas específicas do veículo podem ocasionar o alto consumo de combustível, diferença no velocímetro do veículo e falta de estabilidade, por isso sempre observe as informações necessárias referente ao tamanho do pneu e índices de carga e velocidade ideais para o carro.


CLICA NA DICA


As principais diferenças entre os modelos fabricados para carros de entrada diante dos de alta performance estão nos tipos de compostos utilizados e na maneira que são fabricados. Em pneus elaborados para carros mais potentes, por exemplo, o costado é mais rígido e as respostas são mais rápidas. Nos modelos que prezam pela economia de combustível e pela durabilidade, são utilizados compostos de borracha diferenciados na banda de rodagem, proporcionando maior longevidade e melhor custo-benefício.

Recentemente, a Goodyear anunciou novas medidas do Wrangler Territory HT, modelo ideal para ser aplicados em SUVs, segmento que mais cresce no país, e picapes. A linha agora passa a contar com as medidas 205/60R16 e 205/55R17, que equiparão originalmente os SUVs Volkswagen Nivus e Volkswagen T-Cross e também a medida 235/45R19. Além dos veículos da VW que equipará originalmente, a linha também será aplicável em grandes destaques do segmento como Jeep Compass, Nissan Kicks, Peugeot 2008 e Ford Ecosport. No total, são quatro medidas dos Aros 16 a 19 (205/60R16, 205/55R17, 215/55R18 e 235/45R19), garantindo uma cobertura ampla para o segmento.

“A linha Wrangler Territory HT foi desenvolvida para atender os mais rigorosos padrões das montadoras globais, trazendo compostos de alta tecnologia para obter uma menor resistência ao rolamento e, consequentemente, um menor consumo de combustível, além de uma excelente performance e conforto ao rodar com os pneus” – gerente de produto da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Gabriel Corrêa