Foi depositado na conta das escolas municipais de Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (18), um recurso chamado PDDE Emergencial. O dinheiro liberado tem o objetivo contribuir supletivamente para o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos de ensino, em função da calamidade provocada pela pandemia da Covid-19. Ele foi destinado para adequação das estruturas e aquisição de materiais necessários para seguir o protocolo de segurança, com vistas à reorganização do calendário escolar e retomada das atividades presenciais. No total são R$ R$ 75.558,35.
Cachoeira do Sul tem nove escolas de ensino fundamental na zona urbana e 14 no campo, além de 15 escolas municipais de Educação Infantil. O repasse foi feito de acordo com o número de alunos de cada uma delas. Antes de fazer as compras, é necessário que a escola faça um plano de aplicação da verba, que precisa ser aprovado pela Secretaria Municipal de Educação. O recurso pode ser usado, por exemplo, para a compra de álcool em gel, sabonete líquido, toalhas de papel e outros produtos de higiene, latas de lixo com pedal, dentre outros.
A finalidade do PDDE Emergencial é apoiar na reestruturação dos projetos pedagógicos, no desenvolvimento das atividades educacionais, para revisão de conteúdos e avaliação da aprendizagem, em pequenos reparos, adequações ou serviços necessários à manutenção dos procedimentos de segurança, na contratação de serviços especializados na desinfecção de ambientes, na aquisição de itens de consumo para higienização do ambiente e das mãos, assim como na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), nos gastos com a melhoria de conectividade e acesso à internet para alunos e professores e na aquisição de materiais permanentes.