Escola Dinah Néri visitou a escola cívico-militar de Bagé

Por 5 de julho de 2021

Uma equipe representando a Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira visitou na última semana, a Escola Municipal Cívico-Militar de Ensino Fundamental São Pedro, de Bagé, com a proposta de conhecer de perto seu funcionamento.

O grupo foi recepcionado pela Secretária Municipal de Educação de Bagé, Adriana Lara, pela Ponto Focal professora Fernanda Furtado, a diretora da Escola Cleomara Brito e demais militares. Também estava presente a equipe da Escola Cívico-Militar de Santana do Livramento.

O gestor escolar, coronel Jairo Adriane Menezes Figueiró, comentou que a oportunidade desta visita serviu para comprovar, in loco, a dinâmica da Escola Cívico-Militar. A vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação Angela Schumacher Schuh ressaltou que os resultados positivos dessa instituição de ensino em Bagé é significativo para Cachoeira do Sul, pois demonstra o quanto foi importante a adesão ao Programa Cívico- Militar.

Angela completou dizendo que não medirá esforços para concretizar essa conquista, que tem como objetivos principais: diminuir a violência; promover a cultura ; oportunizar novas possibilidades de integração da comunidade escolar; garantir a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; e auxiliar no enfrentamento das causas de repetência e abandono escolar.

Participaram da visita os militares: coronel Jairo Adriane Menezes Figueiró, gestor escolar da Dinah Néri, e os monitores sargentos Andrin Erasmo Hipólito de Souza, Adriano Saldanha Araújo, Ivo Ellert, José Milton da Silva e Adriano Renato Schultz, as professoras representantes da Secretaria da Educação, Celeni de Freitas König, Ponto Focal do Município no Programa e Rúbia Tatiane Nunes da Silva, assessora pedagógica, Luciene da Silva Silveira e Andréia Cristina Friedrich, diretora e vice-diretora da Dinah Néri.

Como funciona o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), instituído pelo Decreto Federal nº 10.004/2019, é um programa do Ministério da Educação (MEC), que conta com o apoio do Ministério da Defesa (MD), e tem como um dos seus princípios a melhoria dos índices escolares, entre eles do Ideb, em escolas situadas nas áreas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A atuação dos militares nomeados como PTTC (Prestação de Tarefa por Tempo Certo) ocorre na assessoria e no apoio à direção das Escolas nas gestões administrativas, didático-pedagógica e educacional.

Crédito: Ass. Com.