Erros da Prefeitura iriam aumentar tarifa ou extiguir linhas de ônibus

Por
Erros da Prefeitura iriam aumentar tarifa ou extiguir linhas de ônibus
CACHOEIRA DO SUL
10 de dezembro de 2019 - WhatsApp Image 2019-12-10 at 11.56.10

Foto: José Renato Ribeiro/OC

A situação já motiva até piadas em rodas de conversa por Cachoeira do Sul. Afinal, a Prefeitura erra pela terceira vez seguida em relação ao edital do serviço de transporte coletivo. Relacionando com um programa da Rede Globo, a brincadeira é que o prefeito já pode pedir música para o Fantástico, em função de um conhecido quadro no qual um jogador de futebol que marcar três gols pode indicar uma canção. No caso da Prefeitura, a bola foi fora, na opinião do diretor operacional da Transporte Nossa Senhora das Graças (TNSG), Waldir Souza. Na manhã desta terça-feira (10), Souza concedeu entrevista ao comunicador da Rádio Fandango, Carlos Simonetti. A pauta foi a decisão do Tribunal de Contas do Estado em suspender o processo licitatório. “Avisamos dos erros no edital. Ouvi de uma pessoa da Prefeitura que depois seria ajustado. Uma empresa séria não apresenta proposta assim”, enfatizou o diretor. “Tenho 40 anos de experiência. O resultado seria aumento na tarifa em pouco tempo ou a população ficar sem linhas”, completou Souza.

Segundo o diretor operacional da atual detentora do serviço, o edital feito pela Prefeitura apresentou erros novamente. Os problemas foram desde cálculo do número de veículos necessários até tempo para viagens. “Queremos evitar criar problemas mais para frente”, antecipou.

A Prefeitura tem 15 dias para adotar as correções e tentar retomar o processo. “A decisão abre prazo de 30 dias. É como se tivesse início de novo”, explicou Souza.

Saiba mais

O Portal OCorreio antecipou ainda sexta-feira (6) a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para suspender o processo licitatório. “Recebemos notificação por volta das 20 horas. Ou seja, a Prefeitura deve ter recebido antes”, salientou o diretor. “Quando ficamos sabendo que a Prefeitura tinha a intenção ainda de dar sequência na segunda (9), levei junto a decisão”, comentou Souza. Conforme detalhou, a empresa tem toda a documentação necessária para o processo, mas não levou. “Não tem motivo levar para um processo suspenso”, completou o diretor. “Temos todo o interesse que essa situação se resolva o quanto antes”, finalizou.

A Prefeitura de Cachoeira do Sul, apesar de sido notificada para suspender do processo de licitação do transporte coletivo urbano, desacatou o órgão nesta segunda-feira (9) pela manhã. A Comissão de Licitações do Governo Ghignatti chegou a realizar uma reunião, na Secretaria de Administração, para iniciar a sessão de licitação, mas teve que voltar atrás.

Em nota divulgada no final da manhã, a Prefeitura diz que a Comissão de Licitações decidiu por “suspender o certame em cumprimento da medida cautelar deferida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), através do Conselheiro Pedro Figueiredo, no processo oriundo de denúncia formulada pela atual prestadora do serviço. A medida cautelar deferida pelo TCE está sendo analisada pela Procuradoria Jurídica do Município”.