Sargento Gomes em entrevista à imprensa do Litoral Norte / Foto: Reprodução
Um bebê de apenas cinco dias foi salvo de uma situação de asfixia por engasgamento neste domingo (15) em Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Policiais do 35° Batalhão de Polícia Militar de Cachoeira do Sul que atuam no policiamento da Operação Golfinho da Brigada Militar foram acionados para atender o menino, que apresentava sinais de obstrução da respiração.
Imediatamente, a cachoeirense soldado Gabriele Simonetti junto com policiais parceiros de guarnição estiveram no local onde o bebê estava, no Balneário Harmonia. Inicialmente, os policiais militares fizeram na criança a chamada manobra de Heimlich, que consiste na tentativa de desobstrução por compressão para saída de corpo estranho ou alimento do trato respiratório.
Em entrevista ao Correio de Imbé, o sargento cachoeirense José Gomes destacou a dedicação da equipe de policiais que se empenharam para preservar a vida da criança. Além de priorizar o atendimento inicial, quando frações de tempo muitas vezes são decisivas para que uma vida seja salva, a guarnição teve como prioridade manter os sinais vitais da criança no deslocamento até a Policlínica de Tramandaí, onde o atendimento foi concluído com infraestrutura adequada para a preservação da vida do bebê.