No encontro com o HCB foi definido o apoio. Fotos: Ascom/Saúde.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Cachoeira do Sul, passa, a partir desta terça-feira (31/05), a participar mais ativamente no apoio à UPA, agora também direto na rotina de atendimentos ao público na unidade, além de auxiliar através do Centro de Atendimento de Baixa Complexidade, no prédio do INSS (Postão do SUS). A decisão foi tomada diante de reclamações de usuários sobre o tempo de espera para atendimento na UPA.
Uma equipe de cinco enfermeiros, mais o fiscal do contrato entre o município e o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) para gestão da UPA, atuará nas demandas que envolvam a pasta na rotina com os usuários do SUS.
COMO SERÁ O APOIO
Na prática, os servidores municipais irão intermediar os traslados dos pacientes classificados como casos leves e menos graves ao Centro de Baixa Complexidade (a van disponibilizada tem tido utilização abaixo do esperado) e serão e elo com as unidades da rede básica nas situações de contrarreferências, que é quando o paciente, finalizado o atendimento prévio, é encaminhado pelo pronto atendimento ao posto de saúde de origem.
Segundo o secretário da Saúde, Marcelo Figueiró, o acompanhamento se faz necessário, para que o fluxo da assistência seja agilizado e cumprido conforme preconiza o SUS. “O profissional de saúde fará contato prévio com a unidade que irá receber a pessoa encaminhada, preparando a equipe para cada caso, e filtrando o fluxo para que o usuário siga para seu respectivo posto de referência”, complementa Figueiró.
ATENÇÃO
Outra atribuição da equipe convocada pela Administração Municipal será averiguar se o andamento do serviço prestado pela UPA está de acordo com a ampliação de atendimentos prevista pelo aditivo ao contrato autorizado ainda em abril, da ordem de R$ 98.632,50 mensais ao Hospital de Caridade e Beneficência, a fim de subsidiar a contratação de equipe e insumos adicionais.
A Prefeitura já repassa ao HCB, por mês, a quantia de R$ 717.334,25 para administrar a UPA. O valor extra foi contratado para os meses de maio, junho e julho – já prevendo o incremento da procura nesta época devido às chamadas doenças de inverno – a fim de possibilitar reforço das equipes de atendimento, com a contratação de mais 1 médico com carga horária de 12 horas de segundas a sextas-feiras e 6h nos sábados, domingos e feriados; 6 técnicos de enfermagem e 3 enfermeiros extras; incremento de recursos para exames e medicações, viabilizando pelo menos mais 1.500 consultas ao fluxo habitual. Diariamente, a equipe produzirá relatórios das atividades na UPA para encaminhar à Secretaria da Saúde.
Reunião entre HCB e SMS alinha fluxo dos atendimentos
Uma reunião realizada às 14h desta segunda-feira (30/05), no Hospital de Caridade e Beneficência, serviu para alinhar como ocorrerá a participação da Secretaria da Saúde nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
No encontro, o superintendente do hospital Luciano Morschel e o secretário Marcelo Figueiró afinaram o tom colaborativo da parceria, a fim de que, juntas, ambas equipes possam atender melhor à demanda e utilizar os dados colhidos para aprimorar o serviço.
Fonte/Texto: Ascom /Saúde – Viviane Souza