17.7 C
Cachoeira do Sul
quarta-feira, 21 outubro, 2020 - 06:59
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Episódio #15 – Série Especial Cachoeira do Sul – 200 anos

O sonho de criar um museu em Cachoeira do Sul

Crédito: Arquivo

Um museu para resguardar a memória cachoeirense. O sonho ousado floresceu em pessoas da comunidade que entendiam o Município sendo tão rico em fatos, feitos e personagens que merecia um espaço apropriado para preservar e difundir sua história.

Iniciativas foram surgindo ao longo do tempo, principalmente em escolas, mas não prosperavam. Cachoeira correu o risco de perder acervo importante. Afinal, as famílias desaparecem na passagem do tempo. Com elas, muitos itens de suas memórias deixaram de ser preservados.

Quatro anos antes da criação do Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, em documento de 1º de abril de 1974, o vereador Alberto José Machado fez uma indicação ao plenário da Câmara para que propusesse ao prefeito que fosse estudada a criação de um museu. Foi sugerido o aproveitamento do  prédio da antiga Estação Ferroviária. Um ano depois, a velha estação veio ao chão.

Em 15 de dezembro de 1978, quando o Museu Municipal de Cachoeira do Sul foi finalmente criado, na administração de Julio Cezar Caspani e sob a atenção da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Marisa Timm Sari, e direção de Lya Wilhelm, a estação já tinha deixado de existir.

O vereador Alberto José Machado, em sua visão prospectiva, afirmou que a criação e instalação
de um órgão desta natureza traria grandes benefícios para a comunidade, resguardando do  desaparecimento, milhares de itens que ajudam a contar a trajetória do quinto município mais antigo do Rio Grande do Sul.

Luta pela preservação da história

O Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima é uma das principais referências da história e memória do povo cachoeirense. Criado em 15 de dezembro de 1978, por meio de Decreto Municipal, o Museu Municipal foi instalado um ano depois, na Rua Comendador Fontoura, 146.

No ano de 1986, foi criado o Parque Municipal da Cultura em Cachoeira do Sul, em uma área de 12.591 metros quadrados, destinado a abrigar o Museu Municipal, o Jardim Botânico e o Zoológico Municipal. Assim, o museu ganhou sua sede própria em 13 de dezembro de 1986, na Rua Silvio Scopel, 502.

Ficou estabelecido e instalado no antigo casarão, uma casa do início do século XX, o estilo art nouveau mesclado com neoclássico, durante 31 anos.

No ano de 2017, com o restauro do Paço Municipal, o Museu Municipal teve sua reinstalação no dia 3 de
agosto. A sede do Museu Municipal passou a ser na Rua 15 de Novembro, 364, ocupando uma área total
793,46 metros quadrados . Na sede antiga, eram 197,24 metros quadrados. O Paço Municipal é um prédio
que foi ocupado em março de 1865 primeiramente pelos presos. Após, a Câmara cedeu ao Ministério da
Guerra para nele ser instalado um hospital militar e, em janeiro do ano seguinte, a Câmara apossou-se de
sua sede própria.

Diversas denominações o sobrado de estilo colonial recebeu ao longo de sua existência: Casa de Câmara e Cadeia, Paço, Intendência ou Prefeitura Municipal. Seu acervo de cunho histórico e antropológico, como manuscritos, aquarelas, ilustrações, fotografias, objetos de uso pessoal e de trabalho, integram em torno de 32 mil documentos iconográficos e tridimensionais que remetem a mais de 250 anos de história.

No Paço Municipal, o Museu contempla salas e galerias de exposições de longa duração e temporárias que
preservam e difundem a memória da cidade de Cachoeira do Sul.

MEMÓRIA

Dezembro de 2019

A argumentação do vereador foi a seguinte:

CONSIDERANDO que Cachoeira do Sul, não possui, ainda, um Museu Municipal; CONSIDERANDO que a criação e instalação de um órgão desta natureza traria grandes benefícios para a nossa Comunidade; CONSIDERANDO que, desta forma, o Poder Público estaria propiciando o estudo dos nossos valores históricos, contribuindo, assim, para o aprimoramento cultural do povo; CONSIDERANDO que o prédio da Rede Ferroviária Federal – antiga Gare da Viação Férrea – não está mais sendo ocupada; CONSIDERANDO que o mesmo, pela sua localização e estilo de construção, uma vez devidamente adaptado, serviria para o aludido fim, apresenta à consideração do Plenário a seguinte INDICAÇÃO 00009

Que a Casa dirija-se ao Sr. Prefeito Municipal encarecendo-lhe estudar a possibilidade de instalar, naquele local, o Museu Municipal.

SALA DAS SESSÕES, 1º DE ABRIL DE 1974
Alberto José Machado
Vereador

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região