9.2 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 14 maio, 2021 - 01:57
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • REGIÃO
  • Enxame gigante de abelhas chama atenção em Caçapava do Sul

Enxame gigante de abelhas chama atenção em Caçapava do Sul

 

Enxame formou uma grande nuvem preta e atraiu atenção de especialistas. Foto: Divulgação

 

 

O surgimento de um enxame gigante de abelhas encontrado em uma propriedade rural em Caçapava do Sul intriga a comunidade e especialistas. Os moradores contam que só viram uma nuvem preta e depois constataram que era a presença de enxame gigantesco junto ao tronco de uma árvore. As abelhas apareceram repentinamente no local, distante do ponto onde o produtor tem apiário e as causas ainda precisam ser apuradas.

Aldo Machado dos Santos, produtor e coordenador da Câmara Setorial de Apicultura da Secretaria da Agricultura esteve no local, onde registrou as imagens. Ele conta que, em 40 anos de apicultura, nunca tinha visto nada parecido. “É uma anomalia. É o único caso que temos conhecimento no Brasil. Tem mais de um metro e meio cúbico de abelha”, afirmou.

Já o especialista em abelhas, o professor Aroni Satler, que é coordenador do Laboratório de Apicultura da Faculdade de Agronomia da UFRGS, garante que o fenômeno é “totalmente anormal”.  Segundo ele, na década de 70, 80, era comum. Mas nos últimos 30 anos não tinha mais sido visto. “Não se tem ideia do que pode causar, são com rainhas já fecundadas, o que significa que são vários enxames, cada um saído de um local”, revelou.

 

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região