Entrevista: secretária esclarece dúvidas sobre mudanças no atendimento da Apae

Por
Entrevista: secretária esclarece dúvidas sobre mudanças no atendimento da Apae
ENTREVISTA
25 de março de 2025 - Camila Nunes Barreto / Crédito: Tomás Sá Pereira

 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nota sobre mudanças no atendimento prestado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Cachoeira do Sul. De acordo com o comunicado, “não haverá prejuízos aos atendimentos que integram o programa desenvolvido pela entidade com vistas à reabilitação intelectual de portadores de deficiências”. “O receio manifestado pelos usuários veio à tona depois que a associação precisou substituir profissionais do serviço e ajustar demandas em decorrência do início da operação do Centro de Atendimento em Saúde (CAS), unidade que atenderá portadores do transtorno do espectro autista, via TEAcolhe”, destacou a nota.

 

“Pedimos a compreensão da comunidade porque estamos em fase de adaptação das diferentes demandas, estamos readequando equipes e agendas, mas tudo para qualificar e ampliar o atendimento oferecido via SUS. A APAE não vai deixar de prestar qualquer serviço, ao contrário, estamos em negociação para retomar e até ampliar o convênio para recapacitação dos pacientes já em andamento, uma vez que o contrato foi encerrado em novembro do ano passado e não houve renovação por parte da Prefeitura”

secretária municipal da Saúde, Camila Nunes Barreto

 

Atualmente, a entidade é responsável pelo acompanhamento de 20 pacientes no serviço de reabilitação intelectual. Segundo a titular da SMS, de novembro até o momento as atividades do programa prestado pela entidade vem sendo subsidiado por recursos oriundos de emendas parlamentares. “Vamos regularizar o convênio e nosso objetivo é, inclusive, aumentar a capacidade de atendimento ao público portador das demais deficiências”, prometeu Camila, que concedeu entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta terça-feira (25).

 

Confira:

 

Entrevista com a secretária municipal da Saúde, Camila Nunes Barreto