Você já esteve no meio de uma tarefa importante online para apenas descobrir, depois de algum tempo, que seu dispositivo estava mostrando seu Wi-Fi conectado, mas na verdade o dispositivo estava sem internet?
Muitas pessoas já passaram por esse problema – e isso pode arruinar um dia de trabalho. A boa notícia, é que você pode descobrir o que está errado e consertar seguindo algumas etapas simples.
Entendendo o problema.
Quando seu dispositivo mostra que “o Wi-Fi está conectado, mas sem internet”, significa que seu dispositivo se conectou com sucesso ao roteador, mas o roteador não consegue acessar a internet.
Muitas coisas podem causar esse problema, desde simples bugs de programa até sérios problemas de hardware.
Problemas com o roteador:
Reinicializar seu roteador ajudará você a resolver esse problema inicialmente. Depois de desligar o roteador da fonte de alimentação, aguarde cerca de trinta segundos e conecte-o novamente.
O uso prolongado de roteadores pode gerar o risco de superaquecimento. Certifique-se de que o local do seu roteador esteja aberto ao ar. Desligue-o e deixe esfriar; então, ligue-o novamente.
Além disso, Firmwares mais antigo podem criar problemas de conexão. A maioria dos fabricantes envia atualizações por meio de seus sites oficiais.
Você pode também restaurar seu roteador para suas configurações originais se o problema persistir. Para isso, basta Acessar o site Meu IP, anotar seu endereço de rede e outras configurações antes de continuar, pois isso apagará todas as suas configurações.
Problemas do dispositivo:
Desconectar e reconectar à rede pode corrigir problemas às vezes. Digite a senha do WiFi para reconectar a partir das configurações de conexão do seu dispositivo após esquecer a rede.
A limpeza do cache DNS também ajuda a corrigir problemas com acesso à Internet.
- Abra o Prompt de Comando no Windows, digite “ipconfig /flushdns”. No Mac, inicie o Terminal e digite “sudo killall -HUP mDNS Responder”.
Fora isso, drivers de rede desatualizados podem criar problemas de conexão.
Certifique-se de que os drivers de rede no seu dispositivo estejam atualizados. Para as atualizações de driver mais recentes, visite o site do fabricante; caso contrário, utilize o software de atualização no seu dispositivo.
Solução mais avançadas.
Você pode precisar fazer uma correção mais avançada se as etapas acima não resolverem o problema.
- Diagnóstico de rede; a maioria dos sistemas operacionais fornece recursos de diagnóstico de rede integrados. Consulte Configurações > Rede e Internet > Status > Solucionador de problemas de rede no Windows. Consulte Preferências do sistema > Rede > Assist Me > Diagnóstico no Mac. Diagnostique e resolva o problema usando as instruções na tela.
- Verifique os logs do roteador; Visite Whatismyip.uno/pt-br para descobrir seu endereço de IP. Digite seu IP no seu navegador da Web para acessar a página de configurações do seu roteador e, em seguida, procure nos logs por quaisquer mensagens de problemas. Consulte a documentação do roteador para obter orientações específicas sobre como interpretar esses logs.
- Entre em contato com o suporte técnico; se você fez todas essas coisas e ainda tem Wi-Fi, mas não tem conexão com a internet, pode ser necessário entrar em contato com a ajuda técnica. Dê a eles detalhes específicos sobre as etapas que você seguiu para ajudá-los a descobrir o que está errado.
Resumindo:
Pode ser irritante quando seu Wi-Fi está conectado, mas não há internet. Porém, se você seguir as dicas que listamos acima, poderá consertar tudo rapidamente. Lembre-se sempre de que, se nada funcionar, ligar para o suporte técnico do seu provedor de internet para ajudá-lo a voltar a ficar online.