Enem 2025: isenção pode ser solicitada até sexta

Por
Enem 2025: isenção pode ser solicitada até sexta
EDUCAÇÃO
23 de abril de 2025 - Enem 2025: matriculados na terceira série do Ensino Médio na Rede Estadual estão entre as pessoas com direito à gratuidade / Foto: EBC

Estudantes de baixa renda e concluintes do Ensino Médio na rede pública têm até esta sexta-feira (25) para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, com acesso via login no sistema gov.br.

No mesmo prazo, segue aberto o período para justificar a ausência na edição anterior do Enem. A justificativa é obrigatória para candidatos que se enquadram nos critérios de gratuidade, mas não compareceram às provas em 2024. Para isso, é necessário apresentar documentação comprobatória.

Critérios para pedir isenção no Enem 2025

Têm direito à isenção aqueles que atenderem a pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Estar matriculado na terceira série do Ensino Médio em escola pública, em 2025;

  • Ter concluído todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita de até um salário mínimo e meio;

  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda mensal de até três salários mínimos.

O Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas do exame são utilizadas em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de servirem como referência para políticas públicas e avaliação do desempenho escolar na educação básica.

No Rio Grande do Sul, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 279.028 pessoas se inscreveram para o Enem 2024. Desse total, 70.429 eram estudantes concluintes da rede pública estadual.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL