Enem 2024 tem segunda etapa neste domingo; o que você precisa saber

Por
Enem 2024 tem segunda etapa neste domingo; o que você precisa saber
GERAL
10 de novembro de 2024 - Enem 2024: primeiro dia de aplicação, no domingo passado (3), foi de intensa movimentação na Escola Ciep, em Cachoeira do Sul / Foto: Milos Silveira/OC

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicada neste domingo (10), às 13h30min, pelo horário de Brasília. Nesta fase, os candidatos responderão a 90 questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática, em uma prova de múltipla escolha.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a duração do exame neste domingo será de cinco horas. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h, sempre no horário de Brasília. Os participantes poderão deixar o local de aplicação somente após duas horas de prova, enquanto a retirada do caderno de questões será permitida nos 30 minutos finais.

Medidas de segurança serão novamente aplicadas: fiscais acompanharão o uso dos banheiros com detectores de metais para prevenir fraudes. Além disso, o acesso à sala de aplicação requer documento oficial com foto, que pode ser impresso ou digital, conforme as normas do edital.

Para conferir o local de prova, os candidatos devem acessar a página do participante no site do Inep. Embora o local seja o mesmo do primeiro domingo, o órgão recomenda que o cartão de confirmação impresso seja levado para fácil localização da sala e informações úteis, como horário e necessidades específicas de atendimento.

Os candidatos devem portar uma caneta esferográfica preta de material transparente para realizar a prova, enquanto outros objetos deverão ser guardados em um envelope lacrado. Alimentos são permitidos, mas sujeitos a inspeção.

Aqueles que precisam comprovar presença no Enem 2024 podem imprimir a Declaração de Comparecimento na página do participante e apresentá-la no dia do exame.

Após o término da prova, os malotes contendo cartões-resposta e folhas de presença serão recolhidos pelos Correios em mais de 10 mil pontos pelo país, sendo enviados para as centrais de correção do Inep com escolta militar, repetindo o procedimento do primeiro dia.

Candidatos que faltaram ao Enem por motivos de saúde ou logística poderão solicitar a reaplicação das provas, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro. O pedido pode ser feito entre 11 e 15 de novembro na página do participante, e apenas uma reaplicação será permitida.

No primeiro domingo de provas, 26,6% dos 4,3 milhões de inscritos faltaram ao exame, que incluiu questões de linguagens, ciências humanas e redação. O gabarito será divulgado em 20 de novembro, e o resultado final estará disponível em 13 de janeiro de 2025.

Enem é porta de acesso ao Ensino Superior

Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.

O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.

Para mais informações, acesse o edital com as regras válidas.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL