Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Enem 2024: maior número de abstenções ocorreu no RS

Abstenção registrada no Enem 2024 no Rio Grande do Sul foi a maior do Brasil / Foto: Divulgação

Abstenção registrada no Enem 2024 no Rio Grande do Sul foi a maior do Brasil / Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul liderou as abstenções no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 em comparação aos demais Estados brasileiros. No segundo dia de provas, realizado no último domingo (10), quase metade dos 279 mil inscritos no Estado, equivalente a 48,6%, não compareceu. No primeiro dia, o índice de faltosos foi de 42,7%.

Os números chamam atenção quando comparados aos de 2023, quando as ausências no Estado foram significativamente menores: 25,8% no primeiro dia e 30,9% no segundo.

Em âmbito nacional, a taxa de abstenção no Enem 2024 também apresentou variação. No primeiro domingo (3), o índice foi de 26,6%, enquanto no segundo dia chegou a 30,6%. Apesar disso, o número de faltosos foi inferior ao registrado no mesmo período de 2023, quando a abstenção alcançou 32%. Na primeira etapa daquele ano, o percentual de ausentes foi de 28,1%.

DESMOTIVAÇÃO PODE ESTAR ENTRE OS FATORES PARA ABSTENÇÃO CRESCENTE NO ENEM

Os dados refletem uma preocupação com a participação dos candidatos no Enem, que é uma das principais portas de acesso ao ensino superior no Brasil. Especialistas apontam que fatores como desmotivação e dificuldades logísticas podem estar entre as causas da elevada taxa de abstenções.

CLIQUE AQUI E ACESSE MAIS NOTÍCIAS DE CACHOEIRA DO SUL

Sair da versão mobile