Encruzilhada do Sul reforça ações de prevenção à dengue com nova técnica

Por
Encruzilhada do Sul reforça ações de prevenção à dengue com nova técnica
ENCRUZILHADA DO SUL
17 de janeiro de 2025 - Crédito: Ass. Com.

A Prefeitura de Encruzilhada do Sul está intensificando as ações de prevenção à dengue. Até o momento, o Município registrou dois casos suspeitos. Com o intuito de frear o avanço, equipes de saúde e de endemias estão trabalhando em frentes de combate e de conscientização.

Para esse ano, o município adotou a estratégia de aplicação do inseticida BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar). “Essa é uma técnica em que aplicamos o produto em uma das paredes da residência e o BRI consegue eliminar qualquer parasita, de mosquito, incluindo o Aedes aegypti (transmissor da dengue), até baratas, aranhas e moscas”, explica o coordenador das Equipes de Combate a Endemias, Paulo Alexandre Lemes de Oliveira. O BRI tem duração média de seis meses e, para fazer a aplicação, os agentes passaram por treinamento.

 

Crédito: Ass. Com.

Crédito: Ass. Com.

 

Outra medida que vem sendo adotada pelo município é a pulverização (fumacê). Diferentemente dos anos anteriores, em que o fumacê era aplicado somente após a confirmação de casos de dengue, agora ele é realizado preventivamente em situações de suspeita da doença. Sempre que alguém procurar o posto de saúde e for diagnosticado suspeito, a casa do paciente e os quarteirões vizinhos receberão a aplicação.

Além disso, equipes da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente estão visitando os moradores para conscientizar sobre medidas de prevenção e informar sobre a aplicação do BRI. “O inseticida é mais uma medida de combate e, para isso, contamos com o apoio dos encruzilhadenses para que possamos acessar o interior das residências, além da colaboração para medidas importantes, como não deixar água parada em recipientes”, esclarece o coordenador.

“Estamos trabalhando fortemente em conscientização, prevenção e combate. Apesar de não termos casos confirmados, não podemos deixar que esse inseto se prolifere e infeste o nosso município”

secretária de Saúde e Meio Ambiente, Rita de Cássia Amaral