A enchente do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul avançou tanto nas últimas horas que a maior parte do distrito de Ferreira está debaixo d’água. Grande parte das residências da comunidade foi alagada e os moradores tiveram que sair de casa.
Num dos casos, um caminhão e um microônibus foram empregados no esvaziamento de um imóvel. Os pertences foram levados para garagens e casas de amigos, familiares e conhecidos em regiões mas elevadas.
DEFESA CIVIL NÃO CONSEGUE MAIS MEDIR O NÍVEL DA ENCHENTE
A Defesa Civil de Cachoeira do Sul não consegue mais medir o nível da enchente. A elevação das águas do Rio Jacuí, que estão encostando sob as vigas da pista da Ponte do Fandango, acabou cobrindo a régua de medição do nível das águas. Além disso, a Ponte do Fandango está interditada desde as 17h desta quarta-feira (1º). No final da manhã desta quinta-feira (2), a velocidade de elevação do Rio Jacuí é de 20 centímetros por hora.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Edson das Neves Júnior, usa o termo “enchente milenar” para definir a situação do Rio Jacuí neste momento. Visualmente, acredita-se que essa enchente deverá superar a de 1941, quando o nível do Rio Jacuí chegou em 26,53 metros.