Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Empréstimo de Lula para segurar Milei mobiliza oposição por impeachment

Nos bastidores, oposição cogita peo de impeachment de Lula / Crédito: Ricardo Stuckert / PR

Nos bastidores, oposição cogita peo de impeachment de Lula / Crédito: Ricardo Stuckert / PR

Buscando conter o avanço de Javier Milei na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atuou nos bastidores para viabilizar um empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) ao país vizinho. A denúncia é do Estadão.

De acordo com a reportagem, o petista procurou a ministra do Planejamento, Simone Tebet – que já tratou de declarar publicamente que não o pedido não teria sido feito, no final de agosto, para que ela autorizasse a transação. O dinheiro serviria como um empréstimo-ponte para que o Fundo Monetário Internacional (FMI) liberasse 7,5 bilhões de dólares à Argentina.

Segundo o jornal, como o limite de crédito argentino já havia se esgotado e Alberto Fernández não poderia mais ter acesso aos recursos, Lula entrou em cena para o CAF aprovar a transferência diretamente ao FMI, em nome da Argentina.

Dos 21 países que compõem o CAF, banco no qual o Brasil tem 37,3% de participação no capital, somente o Peru foi contra Fernández.

A estratégia de Lula faz parte de um esforço para dar uma sobrevida à falida Argentina e manter o ministro da Economia argentino Sergio Massa com chances na disputa contra o deputado Javier Milei na disputa pela presidência do país vizinho.

No X, antigo Twitter, Milei afirmou que a “casta vermelha” do continente está furiosa com a sua possibilidade de vitória na eleição que será realizada no próximo dia 22.

A denúncia já mobiliza a oposição no Congresso Nacional. Nos bastidores, está sendo ventilado o pedido de impeachment.

Sair da versão mobile