Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Empresários anunciam construção de mais um pórtico em Cachoeira

Novo pórtico ganha forma: Grupo Horbach e Walin Incorporadora se mexem rápido e apresentam ideia ao governo municipal / Foto: Patrícia Miranda/PMCS

Novo pórtico ganha forma: Grupo Horbach e Walim Incorporadora se mexem rápido e apresentam projeto ao governo municipal / Foto: Patrícia Miranda/PMCS

 

Empresários cachoeirenses estiveram nesta quinta-feira (1º) no gabinete do prefeito José Otávio Germano para manifestar a intenção de construir um segundo pórtico em Cachoeira do Sul. O Grupo Horbach e a Walim Incorporadora estão dispostos a colocar a iniciativa em prática. O local escolhido é a BR-153, no trecho conhecido como Trevo do Horbach, nas proximidades da empresa Caumaq.

Os empresários Diego Horbach e Cristiano Vianna apresentaram José Otávio a proposta de investirem na construção de estrutura para marcar a entrada norte do município, assim como acontece agora com o acesso à cidade no Bairro Fátima, que teve seu pórtico inaugurado no dia 12 de outubro.

A ideia da construção do pórtico deixar a entrada da cidade mais atrativa, o que pode atrair a atenção de investidores. Em parceria com a Secretaria de Planejamento, a iniciativa já começa sair do papel.

A consulta formal ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para saber se da viabilidade da obra no local já foi feita e o parecer foi favorável. A topografia do local começou nesta semana, contratada pelos empresários. Esse trabalho é fundamental para nortear os técnicos com relação ao que pode ser feito no local.

A responsável pelo orçamento e execução da obra será a engenheira da Secretaria Municipal de Planejamento, Jéssica Oliveira. O projeto arquitetônico será de responsabilidade da arquiteta Andressa Pereira, contratada pelas empresas.

 

“Merece todo o nosso reconhecimento”, diz José Otávio

O prefeito José Otávio Germano conversou com os idealizadores da proposta e enfatizou o quanto a iniciativa é positiva para Cachoeira e que pode ser fonte de motivação para que outras empresas tenham as mesmas iniciativas. “Eles querem embelezar e tornar o local mais seguro. Isso é uma visão inédita e merece todo nosso reconhecimento, respeito e incentivo. A cidade merece mais um pórtico”, justificou o prefeito.

Além da construção do pórtico, a proposta é criar também uma rotatória onde hoje fica o local conhecido como Trevo do Horbach. Os empresários enfatizam que a movimentação de caminhões para acessar a cidade por este ponto cresceu nos últimos anos e a rotatória garantiria mais segurança.

José Otávio tratou ainda com os empresários sobre uma forma de oferecer incentivo às empresas responsáveis pela obra com isenção fiscal, como abatimento em IPTU, por exemplo. No entanto, para isso é necessário aguardar o projeto orçamentário da obra para que a proposta seja enviada para a Câmara de Vereadores. Mais parceiros estão sendo convidados para aderirem à iniciativa e custear as duas obras.

Sair da versão mobile