O Grupo Contel – com unidades em Garibaldi (matriz), Carlos Barbosa e Nova Prata – iniciou as instalações das 11 câmeras de videomonitoramento em Cachoeira do Sul. Nesta quarta-feira (11), a esquina das ruas Sete de Setembro e Andrade Neves recebeu o equipamento. O sistema irá contemplar 11 câmeras do tipo Speed Dome Hikvision, com alta capacidade de zoom e resolução. O modelo que está sendo instalado é robusto, com capacidade de operação mesmo em condições severas de escuridão, neblina ou mau tempo.
O software de gerenciamento e automação Digifort é o padrão da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (SSP). Assim que instalado, o sistema terá capacidade de receber as imagens de municípios vizinhos através de espelhamento e também o envio diretamente para o Centro de Operações da SSP. O software Digifort ainda possibilita a adição de módulos de automação de atividades, análise automática de eventos suspeitos, reconhecimento facial, entre outras funcionalidades.
Para interligar o sistema ao prédio do 35º Batalhão de Polícia Militar de Cachoeira do Sul, serão lançados cerca de 20 mil metros de fibra ótica, levando as imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações, sem depender de conexão à internet ou empresas terceirizadas.
O valor licitado para a obra é de R$ 365.632,71.
Onde serão instaladas as câmeras
– Antigo Posto do Loló
– BR 153 (Trevo do Horbach)
– KM Zero (entroncamento da Imigrantes com a ERS 403)
– Rótula do Trevo do Clube Comercial (BR 153)
– Entroncamento da Avenida dos Imigrantes/Avenida das Nações/Acesso da Granol/Capão Grande
– Rua 7 de Setembro (esquina com a Câmara de Vereadores)
– Curva da David Barcelos
– Entroncamento da Avenida Brasil/Júlio de Castilhos/Bento Gonçalves (5 Esquinas)
– Rua Saldanha Marinho (próximo ao Supermercados Imec)
– Avenida Brasil/Alarico Ribeiro (Hotel União)
– Rua Saldanha Marinho (Colégio Marista Roque)
Fonte: Central de Projetos/Secretaria de Planejamento