Emoção nas homenagens da Câmara de Vereadores à Celetro

Por 30 de agosto de 2019

“Estou emocionado”. Assim o presidente da Cooperativa de Eletrificação Centro Jacuí (Celetro), José Benemídio Almeida, se manifestou na tribuna da Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira (29), quando foi prestada uma homenagem pelos 50 anos da Celetro. Na mesma sessão solene também foi concedido o título de Cidadão Benemérito a José Benemídio Almeida.

O presidente disse que as homenagens ficaram marcadas em sua mente e que agradecia o reconhecimento. “Trata-se de um momento especial, porque tudo na vida não se conquista de maneira fácil. É preciso muito esforço. Assim é a minha trajetória de vida e assim também é a da Celetro”, afirmou, acrescentando que estava profundamente sensibilizado com a iniciativa da Câmara de Vereadores.

José Benemídio foi vereador e presidente da Câmara na 9ª Legislatura (1983 – 1988) e presidente do Legislativo em 1987. Na abertura da sessão solene, através de um vídeo foi destacada a trajetória de vida do presidente. Na homenagem comparecerem lideranças políticas, militares, empresariais, funcionários e conselheiros da Celetro em um reconhecimento à importância da Celetro na Região Central e ao seu presidente, que é uma liderança regional reconhecida por modernizar e qualificar a atuação da cooperativa.

Nas manifestações dos vereadores Carlos Alberto Morais, Azevedo da Susepe, Jorginho Fialho e Igor Noronha foi destacada a importância da cooperativa em sua área de atuação de 27 municípios da Região Central e com 23 mil associados. Foi lembrada a atuação da Celetro, quando em setembro de 2014, Cachoeira do Sul ficou sem o abastecimento de água devido a uma inundação na área da casa de máquinas da Corsan, nas margens do Rio Jacuí. “Na época a AES Sul disse que não poderia religar a energia devido à inundação, mas a Celetro com o apoio do Exército cumpriu um papel solidário e, mesmo contestada pela concessionária, deu um exemplo e a cidade retomou o abastecimento”, salientou o vereador Carlos Alberto, presidente da Câmara.

 

Presidente José Benemídio Almeida ficou emocionado com as homenagens recebidas da Câmara de Vereadores. Fotos: Milos Silveira

ATENÇÃO

Na Celetro, o presidente Benemídio assumiu diversos postos. Em 1986, foi secretário e diretor financeiro. De 1993 a 2001, foi diretor financeiro e operacional. Em 2002 passou a acumular os cargos de vice-presidente e diretor financeiro. Em julho de 2004 assumiu a presidência da Cooperativa, finalizado o mandato de Vitor Bratz, falecido no período. Em 2006 é eleito presidente da Celetro, cargo em que foi reeleito três vezes e ocupa até os dias de hoje.

       

IMPORTANTE

O requerimento para destacar a passagem dos 50 anos da cooperativa foi de autoria do vereador Carlos Alberto (PP) e o projeto de Decreto Legislativo que concedeu o título honorífico foi apresentado por Paulão Trevisan (PDT), atualmente licenciado para exercer a função de secretário de Interior.