Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Emoção e fé marcaram a 28ª Romaria Mãe do Redentor

Procissão de fé na chegada ao Parque, na Volta da Charqueada. Fotos: Cacau Moraes.

A 28ª Romaria Maria, Mãe do Redentor, realizada na manhã deste domingo (16) em Cachoeira do Sul foi uma demonstração de fé e de emoção. A caminhada de cerca de seis quilômetros desde a Catedral Nossa Senhora da Conceição até o Parque da Romaria, na Volta da Charqueada, reuniu milhares de pessoas e foi de oração e agradecimento. O tema deste ano foi “Com Maria, a Caminho do Pai” e o lema, “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

Durante o trajeto, muitas famílias se juntaram à procissão. Foi também um momento em que os romeiros receberam saudação especial como foi o caso da comunidade do Alto do Amorim, uma região da qual fazem parte cinco bairros. Na frente das moradias e empresas foram colocados balões e imagens da Mãe do Redentor.

Em vários pontos, água em garrafas e em copos foi distribuída para os integrantes da caminhada. Uma das famílias que sempre saúda a Romaria é do aposentado Carlos Renê Job Bitencourt. Ele disse que a procissão significa muito para ele e seus familiares. “Sempre saudamos a Mãe do Redentor”, revelou.

IMPORTANTE

A chegada de Maria, Mãe do Redentor, ao Parque, foi carregada de emoção e aplausos pelas famílias, que aguardavam os romeiros nas proximidades do Santuário. Em pé ou em cadeiras, muitos já rezavam e com as mãos para o alto acompanhavam a homenagem a Mãe do Redentor.

Em seguida foi celebrada uma missa com a participação do bispo diocesano Dom Edson Batista de Melo na companhia de padres das paróquias da Diocese. Na parte da tarde estava prevista a bênção da saúde.

ATENÇÃO

Organizada pela Diocese do município, a procissão retomada após a pandemia, saiu, às 9h, da frente da Catedral Nossa Senhora da Conceição, seguiu pela Rua Conde de Porto Alegre e Avenida Orlando da Cunha Carlos até chegar ao Parque da Romaria, localizado na Volta da Charqueada. O trânsito em alguns momentos na região ficou congestionado, porque parte da Volta da Charqueada, foi interrompida para a passagem de veículos. No entanto, havia espaço para estacionamento de veículos sob o controle dos agentes de trânsito.

ESTRUTURA

A estrutura para atendimento aos romeiros tinha desde a presença da Brigada Militar, Samu e uma praça de alimentação com diversos tipos de lanches e refeições. Na frente do pórtico do Parque da Romaria, em barracas foi montado um comércio em geral com a venda de bebidas, lanches e até artigos de presente.

 

Sair da versão mobile