Emater leva assistência para 577 famílias de Cachoeira do Sul

Por 20 de dezembro de 2019

 

Técnicos da Emater no gabinete do prefeito Sergio Ghignatti. Foto: Prefeitura

 

A Emater, escritório de Cachoeira do Sul, divulgou nesta sexta-feira (20) o relatório de atividades desenvolvidas em 2019. Os técnicos prestaram acompanhamento a 577 famílias, o que representa uma interação social e produtiva com aproximadamente duas mil pessoas do meio rural. As informações foram repassadas ao prefeito Sergio Ghignatti devido à parceria existente com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura (SMAP).

O trabalho foi realizado em 52 diferentes localidades, com 43 atividades desenvolvidas em relação ao arroz, soja, pecuária familiar, agroindústrias, olericultura, fruticultura, saneamento básico, gestão rural, solos, pescadores, indígenas, quilombolas, produção orgânica, artesanato, crédito rural, floricultura, entre outras.

A Emater também apresentou os destaques 2019 em âmbito social com o trabalho desenvolvido em parceria com a Anater, através de projeto que viabilizou recursos federais do fomento, visando produção de auto-consumo e geração de renda para 29 famílias de Pescadores, Quilombolas e indígenas.

Na área de Inclusão Social e Produtiva com as atividades do PAA-SDR onde, através de parceria com SMAP e STAS, foi viabilizada a aquisição de alimentos de 16 famílias de agricultores familiares que passaram por doação simultânea para 150 famílias de baixa renda do município proporcionando mais um canal de comercialização para estes agricultores e melhoria nas condições nutricionais da população de baixa renda.

IMPORTANTE

Nas questões socioambientais foi destaque o trabalho de rastreabilidade dos produtos de origem vegetal que este ano foi acessado por 43 famílias de olericultores, permitindo o enquadramento destes na legislação vigente e a segurança alimentar para a população do município através da Rastreabilidade das frutas e hortaliças, evitando assim o uso indevido de agrotóxicos. Também foi destaque o Dia de Campo da Agricultura Familiar – Diversificação, Técnicas e Sustentabilidade, ocorrido na Escola Técnica Nossa Senhora da Conceição para 334 participantes.

Participaram da reunião com o prefeito o engenheiro- agrônomo Luciano Mazuim, chefe do escritório da Emater, a pedagoga Isabel Vivian, extensionista social, o engenheiro-agrônomo Dirceu Nöller e o técnico agrícola Silvio Augusto, integrantes da equipe municipal juntamente com o vice-prefeito Cleber Cardoso, o secretário de Agricultura, Ronaldo Tonet e o diretor da SMAP, Diego Cruz.