A atividade junto à Colônia dos Pescadores Z13 teve início com a entrega de 35 caixas isotérmicas para pescadores artesanais do Município e oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. Intitulado Projeto Refrigerar, a promoção foi via Emater em uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural-SDR, que está fornecendo equipamentos e qualificando pescadores artesanais do Rio Grande do Sul.
Participaram da abertura da atividade, o prefeito Leandro Balardin, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a vereadora Ana Paula – representando o Legislativo Municipal, Aldomar de Lima – representando a diretoria da Colônia Z13 – e o diretor da SDR, Alex Telchmann.
Na cerimônia de abertura, as autoridades presentes destacaram a importância dos trabalhos junto aos pescadores locais e do projeto para qualificar a atividade, reforçaram a importância dos trabalhos realizados pela Emater.
“Recebendo materiais e capacitações, os pescadores artesanais poderão melhorar ainda mais a qualidade de seus produtos e oferecer pescados de qualidade para o consumidor do Município e isso é fundamental do ponto de vista econômico e também no que se refere à segurança alimentar”
engenheiro agrônomo Luciano Mazuim, chefe da Emater no Município
Logo após a abertura, ocorreu uma oficina sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministrada pelos integrantes da equipe municipal da Emater – Luciano Mazuim e Larisse Martin. Foram tratados aspectos referentes à manipulação de alimentos e riscos de contaminações nos pescados, com o intuito de alertar os pescadores sobre os riscos químicos, físicos e biológicos e de como devem ser evitados estes riscos, visando elevar a durabilidade e qualidade dos pescados de Cachoeira do Sul.