“Aqui o tratamento é 100%, nota 10, cheguei com vergonha, mas todos te levantam, a minha autoestima é outra” / Crédito: Bruna Lovato/Unisc
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) impacta na vida das pessoas de diversas maneiras. A Instituição oferece serviços em várias áreas como engenharia e gestão, agronegócio, direito, saúde e bem-estar, entre outras. O atendimento reforça o ideal comunitário da Instituição em atender as comunidades em que está inserida. Um exemplo de quem utiliza os serviços é a cachoeirense Araci Trindade, de 58 anos. Sua história foi divulgada neste domingo, durante as comemorações pelos 30 anos da universidade.
Araci vem, toda a semana, de Cachoeira do Sul até a Unisc, para receber atendimento na área de fisioterapia. Dona Araci é amputada de duas pernas por causa de uma trombose, provocada por fatores genéticos e por ter fumado por muitos anos. Já recebeu e utiliza próteses, muletas, andador e cadeira de rodas motorizada, que são atualizadas de tempos em tempos, via serviços públicos de saúde.
São recursos que permitem que Araci leve uma vida com mais qualidade e independência. “Era uma luta para conseguir as coisas. Até que fui indicada por um médico de Cachoeira do Sul para vir aqui na Unisc. Aqui tenho qualidade ao fazer fisioterapia e consegui tudo o que preciso. A Unisc, para mim, é tudo de bom.”
Araci sofria muito, física e psicologicamente, pela condição de amputada e, com o tratamento humanizado que recebe da equipe, incentivando e sendo acolhedora, passou a se sentir bem, a aceitar e encarar a vida com mais motivação e positividade. “Logo quando perdi as minhas pernas eu entrei em depressão, mas hoje, por causa da Unisc, eu sou outra pessoa. Aqui o tratamento é 100%, nota 10, cheguei com vergonha, mas todos te levantam, a minha autoestima é outra”, conta.