Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Em declaração oficial, Bolsonaro diz que não teve intenção de agredir poderes

Presidente Jair Bolsonaro protagonizou atos com milhares de pessoas pelo país no 7 de setembro / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag Brasil/EBC

Presidente Jair Bolsonaro protagonizou atos com milhares de pessoas pelo país no 7 de setembro / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag Brasil/EBC

 

O presidente Jair Bolsonaro divulgou uma “Declaração à Nação” na tarde desta quinta-feira (9) para se pronunciar oficialmente em meio à repercussão das manifestações do feriado de 7 de setembro. No texto, ele afirma que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”. Ele prossegue dizendo que “as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia”.

Em ato político na última terça-feira (7), em São Paulo, Bolsonaro afirmou que não mais cumpriria decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. “Dizer a vocês que, qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais”, declarou Bolsonaro a um público de apoiadores. O presidente da República chegou a fazer uma ameaça ao presidente do STF, ministro Luiz Fux: “Ou o chefe desse poder enquadra o seu (Alexandre de Moraes) ou esse poder pode sofrer aquilo que nós não queremos”.

A divulgação da “Declaração à Nação” foi um conselho a Bolsonaro do ex-presidente Michel Temer. Na manhã desta quinta, Bolsonaro mandou um avião para São Paulo, a fim de buscar o ex-presidente para um almoço no qual discutiram a crise institucional. Temer orientou Bolsonaro a divulgar um “manifesto de pacificação”.

Sair da versão mobile